Voltar para Reuniões

Atas 2011

Após um primeiro semestre de reuniões preparatórias para os projetos de pesquisa e demais ações do grupo em 2011, o GEPE iniciou suas atividades deste ano letivo com as habituais reuniões quinzenais para debater textos. Tais encontros visam iniciar e consolidar conhecimentos acerca dos estuques, ampliando as possibilidades de pesquisa de campo e bibliográfica.

O primeiro semestre (2010/2) havia sido marcado por uma tentativa lamentavelmente frustrada de organizar o primeiro evento do Grupo (a conferência com a Profa. Dra. Eduarda Vieira do Centro De Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes do Porto, Portugal, precisou ser cancelada por motivo de saúde), mas também houve ganhos importantes, como o estudo de duas referências que instruíram cronologias, caracterizações e, sobretudo, terminologias. São elas: AGUIAR, José. Cor e Cidade Histórica: Estudos cromáticos e conservação do patrimônio. Lisboa: FAUP publicações, 2001; SEGURADO, João E. dos S.. Manual do Fingidor e Estucador. Lisboa: Biblioteca de Instrução Profissional, S/D. 191 p.

As leituras propostas para as reuniões deste semestre buscam atender novas necessidades do Grupo: 1- instrumentar o levantamento sistemático dos estuques ornados de Pelotas; 2- apresentar e debater a história da cidade; de sua urbanização e de sua arquitetura.

Reunião do GEPE em 15 de abril de 2011:
Apresentação dos projetos de pesquisa em preparação; dos programas de extensão universitária e iniciação científica com editais abertos; dos novos integrantes do GEPE.
Sugestões bibliográficas e definição das linhas de estudo e pesquisa para o ano letivo.

Reunião do GEPE em 29 de abril de 2011:
Informe acerca da premiação recebida no Salão de Extensão da UFPel; debate acerca das fichas de levantamento de estuques em desenvolvimento; propostas para o cronograma de leituras do semestre.