SITE DO GEPE

Prezados colegas,
Com grande satisfação, colocamos à disposição o site do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estuques (GEPE), como mais uma opção de comunicação entre pesquisadores e estudantes que se envolvem com as questões referentes à preservação do Patrimônio Histórico brasileiro, e mais especificamente à proteção dos Bens Integrados aos Monumentos Edificados.
Num primeiro momento, o grupo reuniu-se informalmente com objetivo específico de estudar os estuques lustrados com fingidos de pedras ornamentais existentes no casario histórico de Pelotas/RS.
O aprofundamento das questões em relação à salvaguarda desses bens integrados nos levou a formalizar o grupo e suas ações, voltadas ao estudo, ao ensino, à pesquisa, à extensão e à proteção do Patrimônio Histórico da região sul do estado do Rio Grande do Sul.

Podemos considerar como ações fundamentais do GEPE:

1. Organização de grupos de estudo temáticos dedicados à caracterização terminológica, histórica, técnica e descritiva dos bens considerados;
  2. Organização de eventos para divulgação das pesquisas encampadas pelo GEPE, ou de apresentação dos bens estudados, de sua história milenar, de suas patologias habituais;
  3. Realização de levantamentos sistemáticos e outros trabalhos de campo, priorizando o acervo de bens integrados ao casario histórico de Pelotas e região sul do Rio Grande do Sul;
  4. Realização de pesquisa arquivística e documental dedicada ao reconhecimento do modo de produção dos acabamentos ornamentados pelotenses, de seus principais artífices, bem como de suas cronologias relativas.

Como desdobramento dessas ações o GEPE busca:

1. A publicação de estudos no Brasil e no exterior;
  2. O apoio à orientação de pesquisas de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização e dissertações de mestrado;
  3. O apoio ao ensino de Conservação e Restauro de bens culturais, de Peritagem de obras de arte, e de outras matérias relacionadas ao campo de interesse do Núcleo.

O GEPE se constitui, no entanto, num instrumento de fomento à pesquisa e ao estudo acerca dos bens culturais integrados, pretende congregar uma diversidade de profissionais e demais interessados oriundos da comunidade local e da comunidade universitária. O GEPE é, portanto, um esforço transdisciplinar devotado à memória de práticas decorativas tradicionais, ao registro e à preservação de um patrimônio cultural pouco estudado, frágil e ameaçado.