Seminário com Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho (PUC-SP) e Profa. Dra. Silvana Schimanski (UFPel)

O Grupo de Pesquisa Economia, Política e Desenvolvimento Internacional (EPDI) promoverá Seminário Declínio do dólar e alargamento da ordem monetária internacional com o Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho (PUC-SP) e com a Profa. Dra. Silvana Schimanski (UFPel).

O evento será aberto à toda a comunidade acadêmica. Para participação, necessário inscrição prévia através do link: Inscrição Seminário Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho e Profa. Dra. Silvana Schimanski

O Seminário ocorrerá no dia 25/10, às 14:30, no miniauditório 2 do CEHUS, Rua Cel. Alberto Rosa, 117, Porto, Pelotas.

Sobre o Seminário: 

“O enfraquecimento da hegemonia do dólar não significa o fortalecimento de uma moeda rival que possa ocupar o papel de liderança da moeda norte-americana. O processo é pode ser caracterizado como alargamento da ordem monetária internacional: (i) outras moedas assumem papel mais relevante, em especial o yuan chinês; (ii) crescem e se desenvolvem iniciativas variadas de pagamentos bilaterais e regionais sem o uso do dólar como moeda de comércio e como reserva de valor de curto prazo; (iii) diferentes moedas ganham peso na composição das reservas de bancos centrais, inclusive de países médios e pequenos; (iv) inovações tecnológicas podem acelerar estes processos, em especial em sistemas de pagamentos já existentes e com as CBDC, moedas digitais de bancos centrais, cujo alcance ainda é pouco claro. Além dos debates sobre moeda internacional e hierarquia monetária, serão destacados processos longos (ascensão do renminbi, inovações tecnológicas, criptomoedas privadas e estatais, sistemas de pagamento) e iniciativas estimuladas pelas sanções contra a Rússia (acordos de pagamentos sem dólar, diversificação de reservas)”

 

Sobre o Prof Carlos Eduardo Carvalho:

“Doutor em Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia (1996). Graduado em Ciências Econômicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (1983). Professor da PUC-SP, FEA, Departamento de Economia, desde 1997. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC – UFABC, desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Moeda, Finanças e Desenvolvimento, certificado pelo CNPq. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUC-SP, de 1997 a 2012, do qual foi coordenador (2003-2009) e vice-coordenador (1999-2003). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Santiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), de 2009 a março de 2023, e foi líder do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais, NEAI. Tem atuação acadêmica em Economia e em Relações Internacionais: Economia Monetária e Financeira, Economia Política Internacional, Economia do Setor Público, Economia da América Latina, Desenvolvimento Econômico, História Econômica, Instituições Monetárias e Financeiras”.

 

Sobre a Profa Silvana Schimanski:

“Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no curso de Bacharelado em Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UNB (Bolsista CNPq), na modalidade Doutorado Sanduíche com o Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento, em Genebra-Suiça. (Institut de Hautes Études Internationales et du Développement – IHEID) (Bolsista Capes). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Bolsista CAPES). Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip) e da International Studies Association (ISA). Realizou estágio doutoral na Organização Mundial do Comércio (OMC); na Missão do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas ; atuou como assistente de Pesquisa na Organização das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD); Fellow da 50a Sessão do Seminário de Direito Internacional, no âmbito da Comissão de Direito Internacional da ONU; foi membro da Comissão Especial da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM-UFPel), na área de governança transfronteiriça e relações internacionais. Coordena o Genint (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Negociações Internacionais-CNPq). Pesquisadora associada ao InterAgency Institute (https://www.interagency.institute/) e à Rede Latinoamericana em Geopolítica e Estratégia (https://relage.org/). Ênfase das pesquisas em Relações Internacionais (Multilaterais, Bilaterais e Regionais),Instituições e Regimes Internacionais, Economia Política Internacional, Negociações Internacionais, Organização Mundial do Comércio, Política Comercial e Comércio e Desenvolvimento. Contato: silvana.schimanski@ufpel.edu.br”.