O Grupo de Pesquisa Economia, Política e Desenvolvimento Internacional (EPDI) terá a grande oportunidade de receber o Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho (PUC-SP) para proferir a palestra: Fragmentação política e econômica da América do Sul em um mundo de desafios e oportunidades.
O evento é aberto à toda a comunidade acadêmica, seja da UFPel. Para participação, necessário inscrição prévia através do link a seguir: Link Inscrição Palestra com Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho
A Palestra será no dia 24/10, às 17:30, no miniauditório 1 do CEHUS, Rua Cel. Alberto Rosa, 117, Porto, Pelotas.
Sobre a Palestra:
“Crescimento baixo, com perda de posições diante de outras regiões emergentes, violência e marginalização, ausência de políticas econômicas sustentadas e continuadas, conflitividade política, enfraquecimento ou paralisia dos processos de integração e articulação regionais. O cenário da América Latina contrasta com as oportunidades abertas pelos preços dos produtos intensivos em recursos naturais e pela disputa entre os Estados Unidos e a Europa Ocidental, de um lado, e as potências desafiadoras, notadamente China, Índia e Rússia, o que aumentaria o poder de barganha dos países da região. A fragmentação política e econômica, porém, dificulta o delineamento e a convergência de interesses em torno de objetivos estratégicos. A presença crescente da China na região é um exemplo, com a dificuldade para definir políticas que aproveitem os impulsos favoráveis e as oportunidades abertas para avançar no desenvolvimento econômico e social.”
Sobre o Prof Carlos Eduardo Carvalho:
“Doutor em Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia (1996). Graduado em Ciências Econômicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (1983). Professor da PUC-SP, FEA, Departamento de Economia, desde 1997. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC – UFABC, desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Moeda, Finanças e Desenvolvimento, certificado pelo CNPq. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUC-SP, de 1997 a 2012, do qual foi coordenador (2003-2009) e vice-coordenador (1999-2003). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Santiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), de 2009 a março de 2023, e foi líder do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais, NEAI. Tem atuação acadêmica em Economia e em Relações Internacionais: Economia Monetária e Financeira, Economia Política Internacional, Economia do Setor Público, Economia da América Latina, Desenvolvimento Econômico, História Econômica, Instituições Monetárias e Financeiras”.