MINICURSO: Análise do Processo Decisório em Política Pública

< CANCELADO > Diante da tragedia climática que assola o Rio Grande do Sul e afeta direta e indiretamente a população do estado, o minicurso “Análise do Processo Decisório em Política Pública” foi cancelado.

Pelotas, 10 de maio de 2024.

O Grupo de Pesquisa Economia, Política e Desenvolvimento Internacional, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), em parceria com o  Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e os cursos de Relações Internacionais, Comércio Exterior e com apoio do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), informa que estão abertas as inscrições para o minicurso “Análise do Processo Decisório em Política Pública”.

MINICURSO – “Análise do Processo Decisório em Política Pública”

Ementa: O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir o processo decisório em política pública, especificamente a política econômica e a política externa, e seus instrumentos de análise. Serão abordados os debates acerca da política pública, os instrumentos clássicos de análise, atores e processos envolvidos para, por fim, serem aplicados na discussão acerca da política econômica brasileira e a política externa chinesa. Serão explorados a interdisciplinaridade relativa aos conhecimentos e saberes da Ciência Política, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Espera-se com isso que, após a conclusão das atividades, os participantes tenham o conhecimento básico para uma análise mais apurada de como a política pública é definida, seus agentes e o impacto da mesma na sociedade local, regional, global.

Composição do minicurso (aulas):
  • Políticas Públicas e modelos de análise – 16 e 17/05/2024 (vespertino) 15h-17h
    Profa. Dra. Monika Dowbor (UFPel)
  • Política Externa e modelos de análise – 23 e 24/05/2024 (vespertino) 15h-17h
    Prof. Dr. William Daldegan (UFPel)
  • Política Econômica brasileira –  28 e 29/05/2024 (vespertino) 15h-17h
    Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho (PUC SP)
  • Política Externa chinesa –  06 e 07/06/2024 (vespertino) 15h-17h
    Prof. Dr. Ana Tereza Marra (UFABC)

O minicurso é presencial (aulas no prédio do IFISP) e com vagas limitadas: 50 vagas. É direcionado prioritariamente para os discentes da pós-graduação em Ciência Política e do curso de Relações Internacionais. Serão reservadas 10 vagas para Comércio Exterior e Ciências Econômicas. Vagas ociosas serão direcionadas para a comunidade em geral.

A participação nas atividades do minicurso concederá certificação de 16h em atividade de extensão para aqueles que alcançarem um mínimo de 75% de presença.

Para realizar sua inscrição clique aqui.
* O preenchimento da inscrição não garante a vaga no minicurso.

O resultado das inscrições selecionadas será divulgado dia 10 de maio de 2024 no site do EPDI (https://wp.ufpel.edu.br/epdi/) e também no Instagram (https://www.instagram.com/epdiufpel/)

A atividade faz parte do projeto de pesquisa “BRICS e China: Uma análise da Política Internacional Contemporânea” com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) [22/2551-0000605-1]