ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e Educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a Educação Infantil. São Paulo: Summus, 2016.
ANDRADE, Carolina Romano de; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.
BARRETO, Débora. Dança… Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.
BOFF, Fernanda Bertoncello. Pequenices: dança, corpo e educação. Porto Alegre: Canto-cultura e arte, 2017.
CONE, Theresa Purcell; CONE, Stephen L. Ensinando dança para crianças. 3 ed. Barueri, SP: Manole, 2015.
DUARTE JR, João Francisco. Por que arte-educação? 22ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FERREIRA, Sueli. O ensino das artes: construindo caminhos. 10 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 59-130.
ICLE, Gilberto (Org.). Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. 5.ed. Edição organizada por Lisa Ullmann [tradução: Anna Maria Barros De Vecchi e Maria Sílvia Mourão Netto]. São Paulo: Summus, 1978.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. São Paulo: Digitexto, 2012.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, Isabel A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MARQUES, Isabel. Metodologia para o Ensino de Dança: luxo ou necessidade? In: PEREIRA, Roberto & SOTER, Silvia. (org.) Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.
MÖDINGER, Carlos Roberto et al. Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.
MÖDINGER, Carlos Roberto et al. Práticas Pedagógicas em Artes: espaço, tempo e corporeidade.. Erechim: Edelbra, 2012.
MORANDI, Carla; STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.
NANNI, Dionísia. Dança Educação: pré-escola a universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
NANNI, Dionísia. Dança Educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro – RJ: Sprint, 1995.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. 6. ed. São Paulo: Summus, 2011.
PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal, RN: Editora da UFRN, 2006.
RENGEL, Lenira. Os temas de movimento de Rudolf Laban: modos de aplicação e referências I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII. São Paulo: Annablume, 2008.
RENGEL, Lenira; LANGENDONCK, Rosana. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.
ROBATTO, Lia. A dança como via privilegiada de educação: relato de uma experiência. Salvador: EDUFBA, 2012.
SÁ, Ivo Ribeiro de; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Oficinas de dança e expressão corporal para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e Conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
STOKOE, Patricia; HARF, Ruth. Expressão corporal na pré-escola. 5. ed. São Paulo: Summus, 2015.
TADRA, Débora; VIOL, Rosimara; ORTOLAN, Sabrina; MAÇANEIRO, Scheila. Linguagem da Dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.
TOMAZZONI, Airton (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.
VARGAS, Lisete Arnizaut Machado. Escola em Dança: movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Mediação, 2007.