CICLO DE ENCONTROS DO PROJETO – Segundo semestre 2021

Os encontros do projeto tem o objetivo de construir um local para discutir temas e questões em torno da dança e o ensino contemporâneo da mesma na educação básica. As temáticas para os encontros deste semestre foram levantadas pela equipe que coordena o projeto e, com a participação popular, através de enquetes no perfil do Instagram do projeto para que os seguidores pudessem optar conforme seus interesses. A ideia é podermos conversar sobre diferentes questões que circundam a dança e a escola, atingindo questões que ainda não foram discutidas nos encontros anteriores, assim, a partir da escolha das temáticas escolhidas, pretendemos criar relações e levantar questões e discussões pertinentes entre a dança e a escola, tanto na relação discente e docente, como na relação entre professores.

No nosso primeiro dia de encontro a Coordenadora do projeto, Professora Josiane Franken, abordou as questões que permeiam os “Processos Colaborativos”, muito presente nas ações do projeto e atitudes do nosso cotidiano, em especial nos trabalhos que envolvem dança e relação humana.

O nosso segundo encontro tratamos da temática “Dança e Direitos Humanos” com fala da nossa convidada Jussara Xavier

Na reunião desta sexta (22/10) teremos o prazer de receber este lindo trio! Elas irão falar sobre o “Ação Documental”, um projeto do acervo/site Midiateca de Dança, voltado à pesquisa, produção e difusão de vídeos com caráter documental, a partir de uma perspectiva histórica e foco no contexto de Santa Catarina e Brasil. Trata-se de uma reunião de conteúdos e depoimentos de profissionais da dança, que objetiva pensar questões contemporâneas sobre o corpo e o movimento, democratizar o acesso ao conhecimento de processos históricos e dinamizar a ideia de arquivo em dança. Os programas aspiram contribuir para o desenvolvimento das novas gerações de pesquisadores e artistas, impulsionando-os a investigar contextos precedentes, provendo-os de informações para a constituição de repertórios conceituais.

Quem vem!!!??? Nesta sexta, 29 de outubro de 2021, conversaremos com estas duas profissionais da Dança super atuantes na produção cultural pelotense, para trocar umas figurinhas feministas. E o que a Dança na escola tem a ver com isso!? Vem somar na discussão!

Nesta sexta, dia 05 de novembro de 2021, teremos um bate papo sobre “Artes Cênicas na Escola: o corpo-seujeito exposto?”, mediado pela professora doutora do curso de Dança-Licenciatura UFPel Maria Falkembach.

Contaremos em nosso encontro com a participação das Professoras Mônica e Xanda vão nos instigar a pensar sobre performance art, sobre dança, sobre artes cênicas na escola. Vem com a gente elaborar, de forma colaborativa, ideias acerca da performance art nas aulas de dança na educação básica!

Nesta sexta (19/11) teremos o prazer de ouvir relatos de sala de aula com a profa de Dança Indiara de Souza, parceira do projeto já há algum tempo! Ela vai nos contar sobre as criações em vídeodança junto das suas turmas e nos inspirar a pensar o ensino contemporâneo de dança na educação básica! Vem com a gente! Peça o link de acesso.

E nesta sextaaaa: tcharããã! Vem latinoamericanizar a dança na escola com a gente! Peça o link por direct!

Para finalizar o nosso ciclo de encontros de 2021, receberemos com muita satisfação nossa convidada Renata Teixeira e bolsista do projeto Jane Rodrigues. As duas compartilharam conosco temas pertinentes ao campo da dança que passam pela temática dos padrões corporais a prática da dança em ambientes onde o corpo está aprisionado.

Publicado em 16/10/2021, na categoria Notícias.
Translate »