Notícias

Comemoração dos 3 anos da InovaAgro – UFPel

No dia 26 de novembro, celebramos com muita alegria os 3 anos da InovaAgro – Unidade EMBRAPII da UFPel. O evento contou com uma programação especial, iniciando com a abertura realizada por Marcus Fipke e com a fala das autoridades: o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Prof. Eraldo Demarco; o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, Prof. Vinicius de Farias Campos; o Pró-Reitor de Extensão e Cultura e Vice-Reitor eleito da UFPel, Prof. Eraldo dos Santos Pinheiro; o Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Marcos Britto Correa; o representante do Diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Prof. Gabrielito Menezes; e o Diretor da Unidade EMBRAPII-InovaAgro-UFPel, Prof. Maurício de Oliveira.

Além disso, tivemos a inspiradora palestra “O Agro Não Para – Desafios e Oportunidades”, ministrada por Marco Ripoli, diretor e fundador do projeto “O Agro Não Para”. Os diretores da InovaAgro, Prof. Maurício de Oliveira e Prof. Dr. Edinalvo Camargo, apresentaram números que refletem o impacto da unidade ao longo desses 3 anos e os desafios até 2030, além de introduzirem o Comitê Gestor.

Foi um momento especial para relembrar conquistas, traçar novos objetivos e renovar nosso compromisso com a inovação no agronegócio.Agradecemos imensamente a todos que participaram e tornaram essa celebração inesquecível. Vamos juntos, transformando ideias em soluções para o campo!

Diretor da InovaAgro-UFPel recebe Comenda Especial pelos 25 anos da Academia de Letras de Pelotas

 

Em reconhecimento à relevância, à qualidade intelectual e contribuição à educação, o professor Maurício de Oliveira, Diretor da Unidade InovaAgro-UFPel, foi homenageado na última sexta-feira (8) com a Comenda Especial pelos 25 anos da Academia de Letras de Pelotas.

Para o professor Maurício, receber a comenda representa uma grande honra e motivo de orgulho, simbolizando um reconhecimento significativo pelos seus 13 anos de dedicação como docente e seu compromisso com o uso das letras para o ensino.

O professor Dirceu Agostinetto, Diretor da Faculdade de Agronomia e Pesquisador da InovaAgro-UFPel, também agraciado com a comenda, foi o padrinho da homenagem a Maurício.

InovaAgro é recredenciada por mais 5 anos.

 

Foi oficializada a assinatura do Termo de Recredenciamento da InovaAgro-UFPel, assegurando mais R$ 122 milhões em recursos e por mais 5 anos a continuidade na execução de Projetos de Desenvolvimento e Inovação (P,D & I) em parceria com empresas industriais na área de Tecnologias para Agricultura. Com essa renovação, o InovaAgro – UFPel, permanece entre as 96 unidades EMBRAPII distribuídas pelo país.

Desde que foi credenciada pela primeira vez em 2021, com foco em tecnologias aplicadas à Agricultura, o InovaAgro já viabilizou 9 projetos de PD&I, totalizando mais de R$ 7,8 milhões em investimentos, uma vez superada a meta inicial de 4,8 milhões e um aditivo. O recredenciamento reflete os resultados alcançados e superados nos últimos três anos, fruto do trabalho conjunto entre a equipe gestora, pesquisadores e diversos setores da universidade, como a Superintendência de Inovação (INOVA) seus setores de Convênios (CCONC) e Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo – EPITTE, além do grande apoio da Fundação de Apoio Delfim Mendes Silveira (FDMS).

Segundo o Diretor da InovaAgro-UFPel, o Prof. Maurício de Oliveira “o recredenciamento além do ganho institucional, é um grande desafio e ao mesmo tempo um grande passo para a reconstrução do setor industrial agropecuário do RS e um grande propulsor para desenvolvimento social, econômico e de inovação do setor industrial agrícola do país”. Para o Vice-Diretor, Prof. Edinalvo Camargo, essa etapa representa um consolidação da capacidade técnica dos grupos de pesquisa da UFPel na busca de soluções para problemas da vida real, além de reforçar o compromisso social da instituição em promover a inovação industrial e a capacitação de seus estudantes e pesquisadores para o mercado atual e do futuro.