As avaliações de desempenho, são uma parte importante dos sistemas de gestão de desempenho, são o resultado de um processo trimestral, semestral ou anual, em que um gerente avalia o desempenho de um funcionário de acordo com as exigências do cargo e usa as informações para mostrar à pessoa em que aspectos as melhorias são necessárias e por quê.
É um método que permite os gestores identificar os “elos fracos” de uma equipe. No dia a dia, no desempenho de suas atividades, muitos gestores cometem o erro de centralizar tudo, não dividindo as tarefas e responsabilidades com sua equipe. O resultado desse comportamento não costuma gerar bons resultados para os indivíduos e para a empresa.
Como funciona?
Na Avaliação de desempenho 360°, os participantes recebem feedbacks estruturados de seus superiores e subordinados. Além disso, o profissional elabora sua própria autoavaliação.
Como o nome indica, o Feedback de 360 graus destina-se a fornecer aos funcionários a visão mais precisa possível, com pareceres de todos os ângulos: supervisores, pares, subordinados, clientes e outros.
Fontes de avaliação do colaborador
Para chegarem a esse tal ‘feedback estruturado’, os membros da equipe preenchem um questionário específico, que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização.
É importante observar algumas questões apresentadas abaixo:
- Responsabilizar os respondentes: Os supervisores devem discutir a contribuição de cada integrante da equipe de avaliação, informando a cada membro se ele usou as escalas classificatórias adequadamente, se suas respostas foram confiáveis e como outros participantes avaliaram o funcionário.
- Evitar “jogar” com o sistema: Alguns indivíduos podem tentar ajudar ou magoar um funcionário dando-lhe uma avaliação alta ou baixa demais. Os membros da equipe podem tentar fazer um complô concordando em dar avaliações altas. Os supervisores devem fazer uma verificação para identificar respostas inválidas.
Graças aos feedbacks recebidos, o profissional pode guiar melhor o seu próprio desenvolvimento, perceber em quais pontos ele pode e deve melhorar e, assim, corresponder plenamente às expectativas da empresa.
Fontes:
BOHLANDER, George W., Scott Snell. Administração de Recursos Humanos: Tradução da 16ª edição norte-americana, 3rd edição. Cengage Learning Editores, 04/2015.
FRAGOSOS, Carolina. Avaliação 360 graus. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/avaliao-360-graus/>.
– Diretoria de Gestão de Pessoas