Início do conteúdo

Ciclo de Debates: Vacina para Todes! RENAFRO Saúde – Cuidar é nossa Tradição!

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO Saúde) é uma das maiores organizações político-social do povo de terreiro do Brasil. Trata-se de uma instância de articulação da sociedade civil que envolve vivenciadores/as de tradições de matriz africana e afro-umbandista, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores/as, ativistas de movimentos sociais negros e de mulheres negras.

Diante do atual contexto de grande crise sanitária vivenciada no Brasil provocada pela Covid-19 e, sobretudo, pela inexistência de uma política de enfrentamento à pandemia e uma política de imunização de toda a população brasileira, organizadas e capitaneadas pelo governo federal e articuladas com estados e municípios, a RENAFRO Saúde e o Núcleo de Estudos e Pesquisas E’léékò da UFPel/UFRGS se colocam no compromisso ético-político de expor ideias e facilitar o debate sobre  o direito coletivo à vacina, lançando a perspectiva da afrobioética e da territorialidade enquanto critério para pensar um plano de imunização.

Objetivos:

– Discutir sobre o direito individual e o direito coletivo à vacina;

– Discutir sobre territorialidade e plano de imunização;

– Expor a perspectiva civilizatória de matriz africana sobre o direito coletivo à vacina – afrobioética.

 

Data: 02 de março de 2021

Horário: das 19h às 21h

Local: YouTube RENAFRO Saúde Nacional

 

Convidadas:

LÚCIA XAVIER – Ekeji do Ilê Omiojuarô. Assistente Social, fundadora e coordenadora de CRIOLA, organização de mulheres negras com sede no Rio de Janeiro.

KAROL VEIGA CABRAL – Psicóloga. Doutora em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili (URV), validado nacionalmente como Doutora em Saúde Coletiva pela UFGRS.

 

Debatedores/as:

MÃE NILCE DE IANSÃ – Iyá Egbé do Ilê Omolú e Oxum. Coordenadora Nacional da RENAFRO Saúde.

BABÁ DIBA DE IYEMONJA – Babalorixá. Coordenador Nacional da RENAFRO Saúde. Presidente do Conselho do Povo de Terreiro do RS. Sanitarista.

 

Inscrições pelo link:

https://forms.gle/AQtbbNNkQkPH8Rc18

 

Publicado em 05/03/2021, na categoria Notícias.