Início do conteúdo

Laboratório Multilinguagens realiza 1ª Mostra de Trabalhos

dsc00775Conteúdos escolares podem ser trabalhados de forma contextual à realidade dos estudantes e com aplicações práticas. A proposta é incentivada pelo Laboratório Multilinguagens (LAM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), projeto que recebe a colaboração dos cursos de Licenciatura a Distância da UFPel, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com essa perspectiva, as ações desenvolvidas ao longo do ano pela equipe do LAM, pensadas para promover a significação da aprendizagem, foram compartilhadas na tarde de quarta-feira (23), durante a 1ª Mostra de Trabalhos do LAM, na sala do Laboratório, junto à Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed).

1MostraLamVídeos, oficinas, website, jogos matemáticos e demais materiais e processos promovidos pelo LAM buscam colaborar para a formação de professores, com difusão de estratégias pedagógicas acessíveis à realidade escolar e significativas para a aprendizagem. Dessa forma, a percepção sobre temas abstratos, como trigonometria e operações matemáticas com denominadores diferentes, é capaz de ser desenvolvida de forma mais relevante à aprendizagem, por meio de oficinas, jogos e problemas matemáticos. “Os estudantes ficam mais motivados para apreender, pois eles podem construir a própria aprendizagem, pelo manuseio de jogos e com conversas com seus pares”, explica a coordenadora do LAM, Rita Ramos.

Os materiais pedagógicos produzidos são elaborados com recursos que estão à disposição da comunidade escolar. Com sucata, podem ser construídos produtos pedagógicos como quebra-cabeças, para o trabalho com de formas geométricas; e roletas, para aprendizagem de multiplicação. “O papel, por exemplo, é um dos maiores recursos que temos na escola e que não sabemos aproveitar”, ensina a professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância Rose Miranda.

>>Oficinas do Projeto Multilinguagens serão ministradas em cinco municípios

Instrumentalização para a Docência

dsc00771O Laboratório Multilinguagens integra o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), programa do Ministério da Educação (MEC), via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Super (Capes). O objetivo do Life é formar professores, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, da interdisciplinaridade e das tecnologias de comunicação e informação. Para 2017, o objetivo do LAM/Life é permanecer com os projetos de instrumentalização para o magistério e transformação da realidade escolar: produzir 40 materiais pedagógicos, vídeos de divulgação; e ofertar oficinas internas e externas à UFPel para professores da Rede Básica de Ensino e estudantes de Licenciatura.

>>Projetos de EAD integram a Semana do Folclore da UFPel

Em funcionamento desde 2012, o LAM/Life recebe a colaboração dos cursos de Licenciatura a Distância em Matemática, Educação do Campo, Letras, Pedagogia e das Licenciaturas presenciais em História e Filosofia da UFPel. Projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid),  o Programa de Educação Tutorial – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET-Gape)  e Núcleo de Folclore (Nufolk) também são parceiros do Laboratório.

 


Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
Fotos: Lidiane Pereira – LAM/Life
Arte: José Oxlei – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

Publicado em 29/11/2016, nas categorias Eventos, Lam/Life.