Atividade prática – Jogo de tabuleiro sobre nutrientes e ciclo da água

Olá pessoal, nos chamamos Ana Paula Bonato Wille e Cátia Silveira da Silva e elaboramos uma atividade prática direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. A temática escolhida para criar o jogo envolve os conteúdos relacionados aos nutrientes e ao ciclo da água, alinhados com o Plano Nacional de Educação. No entanto, é…

Importância dos nutrientes presentes nos alimentos

Olá pessoal, tudo bem? Me chamo Catia Silveira da Silva  e quero mostrar para vocês  o quanto é interessante entender a importância dos nutrientes presentes nos alimentos. É interessante pensar que todos os dias fazemos refeições, mas que nem sempre todos os nutrientes estão em quantidade e qualidade suficientes. Na história que preparei para vocês,…

Ciclo da água

Olá, pessoal, me chamo Ana Paula Bonato Wille e elaborei um material didático sobre “O ciclo da água”, direcionado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Você já se perguntou como a água viaja pelo nosso planeta, fazendo chuva, rios e oceanos? Bem, é aí que entra a incrível história da nossa amiga, a…

Radiação

Olá, pessoal, nos chamamos Caren Ramson, Jaini Paltian e Taís Ferreira e elaboramos o material didático sobre a radiação, conteúdo direcionado a estudantes do 9o  ano. A radiação é um tema um pouco controverso e gera “medo” em algumas pessoas, entretanto ela é bem importante em nosso cotidiano e em algumas aplicações para a saúde. Sendo…

Ecologia e Sustentabilidade

Olá Pessoal, nos chamamos Josiane Tonel da Costa Assumpção e Vanessa Macedo Esteves da Rocha e elaboramos o material didático de revisão sobre Ecologia e Sustentabilidade, direcionado a estudantes de escolas públicas do sexto ano do Ensino Fundamental. Abordaremos a temática através de uma apresentação animada em forma de vídeo que expõe o diálogo com…

Perigos da Ingestão de Álcool

Olá pessoal, nos chamamos Solange Custódio e Thobias Toniolo, e elaboramos o material didático sobre “Perigos da Ingestão de Álcool”, direcionados aos estudantes do nono ano do ensino fundamental. Por conta da faixa etária, e levando em consideração que o adolescente é um ser que está cientificamente conhecido , através de modificações neuroquímicas e liberação…

Alimentação Saudável

Olá pessoal, nos chamamos Solange Custódio e Thobias Toniolo, e elaboramos o material didático sobre “Alimentação Saudável”, direcionados aos estudantes do nono ano do ensino fundamental. Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável logo surgem várias dúvidas de por onde começar. Por isso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar, pois…

Conhecendo as misturas químicas

Olá, pessoal, nos chamamos Caren Ramson, Jaini Paltian e Taís Ferreira, e elaboramos o material didático sobre misturas químicas, conteúdo direcionado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Todos nós já misturamos alguma coisa, seja preparando um café, almoçando ou jantando, não é mesmo? Misturar substâncias é fundamental para obtenção de um produto final. …

Transformações da matéria

Olá, pessoal, nos chamamos Caren Aline Ramson da Fonseca, Jaini Janke Paltian e Taís Pereira Ferreira, e elaboramos o material didático sobre transformações da matéria, conteúdo direcionado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Você sabe o que são transformações da matéria? Não? Sabia que elas acontecem a todo o momento e em toda…

Células

Olá pessoal, nosso grupo formado por Fernanda Balbinot e Fernando Alvez traz a vocês um jogo da memória para fixação do conteúdo aprendido sobre a célula eucariótica nas aulas do 6º ano do ensino fundamental. Este jogo consiste em cartas contendo uma imagem representativa das partes celulares e abaixo um texto sobre a parte celular…