Conhecendo as misturas químicas

Olá, pessoal, nos chamamos Caren Ramson, Jaini Paltian e Taís Ferreira, e elaboramos o material didático sobre misturas químicas, conteúdo direcionado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental.

Todos nós já misturamos alguma coisa, seja preparando um café, almoçando ou jantando, não é mesmo? Misturar substâncias é fundamental para obtenção de um produto final.  Mas, afinal, vocês sabem o que são misturas químicas? Será que essas misturas estão presentes no nosso cotidiano ou são só aquelas preparadas em laboratórios de química?

Neste material apresentamos uma professora com seus alunos, em sala de aula, explicando o conteúdo por meio de uma história em quadrinhos. A professora retoma conhecimentos prévios sobre o conteúdo de forma simples e didática, estimulando o aluno a interagir e relembrar o conteúdo abordado. Além disso, a mesma utiliza diversos exemplos, alguns do dia a dia, para aprendizado do conteúdo.

Ainda, para auxiliar na aprendizagem e fixação do conteúdo, trouxe um exercício, de palavras cruzadas. Esse exercício engloba cinco perguntas com as suas respectivas respostas.

História em quadrinhos – Conhecendo as misturas químicas.

Exercício palavras cruzadas – Conhecendo as misturas químicas.

Agora que o conteúdo foi relembrado, vamos aprender na prática como podemos fazer misturas químicas? Neste material apresentamos um vídeo experimental, o qual demonstra por meio de materiais e exemplos do dia a dia que é possível “misturar coisas” e assim identificar os tipos de misturas químicas.

.