Ecologia e Sustentabilidade

Olá Pessoal, nos chamamos Josiane Tonel da Costa Assumpção e Vanessa Macedo Esteves da Rocha e elaboramos o material didático de revisão sobre Ecologia e Sustentabilidade, direcionado a estudantes de escolas públicas do sexto ano do Ensino Fundamental.

Abordaremos a temática através de uma apresentação animada em forma de vídeo que expõe o diálogo com perguntas e respostas entre três professoras e três alunos, com foco na revisão das relações dos seres vivos com o meio em que vivem, e como a consciência ambiental é importante neste processo. O material foi construído de uma forma que estimula a participação dos alunos.

Foi criada uma cartilha que contém todos os diálogos que estão presentes no vídeo, porém nela é possível encontrar também um jogo da memória para reforçar os conceitos de forma divertida entre os colegas, nesta cartilha vem as instruções do jogo e as instruções de corte e colagem das cartas. Além disso, elaboramos uma história em quadrinhos que exemplifica as relações ecológicas, e recomendamos que ela seja distribuída aos alunos após a apresentação para que leiam e discutam sobre o que entenderam da história.

Para tornar a aula ainda mais dinâmica e interativa, trazemos uma sugestão de experimento que pode ser aplicado para os alunos. É de baixo custo e de fácil execução. Elaboramos um material com o passo a passo de um experimento com o objetivo de mostrar a observação da liberação de oxigênio como resultado da fotossíntese. Nele você encontrará os materiais necessários para realizar o experimento, bem como o passo a passo e o resultado esperado.

Vídeo com a revisão sobre Ecologia e Sustentabilidade:

Cartilha: nela está disponível a revisão dos temas, o jogo da memória com suas respectivas instruções e a história em quadrinhos.

Sugestão de experimento: que possibilita a observação da liberação de oxigênio como resultado da fotossíntese.