Início do conteúdo
    Notícias
  • MAPA: Fórum Técnico de Bem-estar Animal

    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou, no dia 21 de julho, o Fórum Técnico de Bem-estar Animal, que tem como objetivo coordenar ações em boas práticas de bem-estar dos animais de produção e de interesse econômico da cadeia pecuária.

    Mais informações aqui.

  • Embrapa: Futuro do consumo de proteína animal será destaque em SPARH

    Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos (VI SPARH), único evento no Brasil e um dos poucos no mundo que aborda a temática das relações da água com a produção de proteína animal.

    Nesta sexta edição especialistas renomados da área de alimentos vão discutir aspectos da carne do futuro ou carne de laboratório relacionados à sustentabilidade, mercado, bem-estar animal e saúde. Temas como o efeito das mudanças climáticas na disponibilidade de água, o uso da terra no Brasil e sua relação com os recursos hídricos, também estarão em foco durante o evento.

    Realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o evento virtual ocorre nos dias 22 e 23 de outubro pelo canal da Embrapa no Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de outubro pelo link https://bit.ly/sparh2020

    Mais informações aqui.

  • CRMV-RS: Adoções por impulso levam ao crescimento de abandono de animais

    O período de isolamento – e sua consequente sensação de solidão – podem fazer com que a ideia de adotar um animal como companhia seja uma solução. Mas não é tão simples assim. A decisão de acolher um bichinho em sua casa não pode ser tomada de maneira impulsiva. Para trazer luz ao tema da guarda responsável, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) desenvolveu a campanha “No impulso, não adote!”.

    Mais informações aqui.

  • CRMV-RS: Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental

    O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proíbe as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural dos animais. As resoluções do CFMV nº 1027/2013 e 877/2008 vedam o corte de cauda (caudectomia), de orelhas (conchectomia) e a eliminação das cordas vocais (cordectomia) em cães. Também não permite a retirada das garras em gatos (onicectomia).

    Mais informações aqui.

  • CFMV: Entidades internacionais alertam: cães e gatos não transmitem a Covid-19 e abandono é crime

    O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Panaftosa-Opas/OMS) e a organização Proteção Animal Mundial (WAP/World Animal Protection) formularam uma série de perguntas e respostas para tentar dirimir dúvidas que possam gerar o abandono de animais de estimação durante a pandemia.

    Mais informações aqui.

    Acesse a declaração da OPAS e da WAP aqui.

  • CRMV-RS: Os animais e o novo coronavírus: esclarecimentos em 8 de abril

    A pandemia de coronavírus tem causado muitas dúvidas na população em relação ao contágio entre humanos e animais. Notícias de animais em zoológico que testaram positivo para o SARS-CoV2 (vírus responsável por desencadear a Covid-19), assim como relatos de suposta contaminação de alguns animais de companhia, têm surgido com frequência nas últimas semanas.

    Mais informações aqui.

  • CFMV: A relação entre felídeos e a Covid-19: o que se sabe até o momento

    Desde domingo (5), repercute o caso da tigresa Nadia, do zoológico do Bronx, em Nova York, que testou positivo para o novo coronavírus. Segundo o noticiário dos Estados Unidos, assim como outros felídeos do parque, ela teve contato com um tratador diagnosticado com a Covid-19 e que todos vêm apresentando sintomas leves, como tosse seca e falta de apetite. Nas últimas semanas, foram divulgados também casos de um gato e dois cães portando o vírus, na Bélgica e em Hong Kong, todos morando com humanos infectados. O que isso significa?

    Mais informações aqui.