Início do conteúdo
    Notícias
  • II Semana de Proteção Animal de Pelotas

    O Comitê Municipal de Proteção Animal de Pelotas (COMUPA) realizará, entre 2 e 8 de dezembro, a II Semana de Proteção Animal de Pelotas. No dia 6, ao meio-dia, a médica veterinária Isabel Madrid, chefe de Vigilância em Saúde, ministrará uma palestra na Faculdade de Veterinária, com o objetivo de apresentar aos estudantes e servidores da UFPel informações sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo no nosso município. Participe!

  • Atenção: datas das avaliações

    • Saúde e Bem-estar Animal M1 (segunda-feira): 30/09; 09/12
    • Saúde e Bem-estar Animal M2 (quinta-feira): 03/10; 12/12
    • Comportamento e Bem-estar de Cães e Gatos M1 (sexta-feira): 18/10; 13/12
    • Comportamento e Bem-estar de Cães e Gatos M2 (segunda-feira): 30/09; 09/12
    • Epidemiologia: 24/09; 03/12; 10/12 (optativa)
  • Campanhas do CRMV-RS para evitar o abandono de animais

    Fim de ano nas estradas é sinônimo de férias, festas e descanso, mas, também, de abandono de animais. É comum ver as portas dos carros serem abertas para deixar o pet no acostamento, e os motivos apontados são inúmeros: a família não tem com quem deixar o bichinho, ele cresceu mais do que imaginavam ou não conseguem arcar com os gastos envolvidos. Não importa o motivo: abandonar animais é crime previsto em lei, com reclusão. “Somente com a guarda responsável é possível evitar esse ato que, além de criminoso, é muito cruel”, destaca Lisandra Dornelles, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), ao anunciar que as campanhas “Dezembro Verde – Não me deixe para trás agora” e “Guarda Responsável – Eu sou uma vida” chegarão até a sociedade em uma ação orientativa com o patrocínio da Supra e apoio do Sulpetro.

    Mais informações aqui.

     

  • Notícia do CFMV: Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina Veterinária

    Publicadas em 16 de agosto de 2019, no Diário Oficial da União, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Medicina Veterinária prometem uma revolução positiva no ensino. A Resolução CNE nº 3/2019 prevê mais atividades práticas ao longo da formação, além de indicar que todas as ações pedagógicas devem ser pautadas nos conceitos de bem-estar animal, sustentabilidade ambiental, ética e saúde única.

    Mais informações aqui.

  • CFMV debate castração de animais em audiência pública na Câmara dos Deputados

    Para debater a castração de cães e gatos como ação de saúde pública, o médico veterinário e assessor técnico jurídico do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Rodrigo Montezuma, participou, no dia 29 de outubro, de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Montezuma aproveitou a audiência para ressaltar a observância da Resolução CFMV nº 962/2010, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional.

    Mais informações aqui.

  • Pronto para ter um pet em casa? Confira as dicas que o CRMV-RS preparou!

    Quem leva um animal para casa precisa preparar o ambiente e a família para receber o novo integrante. Não importa a espécie, de cavalos a porquinhos-da-índia, o fundamental é saber se você e sua família estão prontos para atender às necessidades de uma nova vida. Para ajudar, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) preparou algumas dicas que podem ser úteis no preparo do ambiente que vai receber o animal e também de todas as pessoas envolvidas com ele.

    Mais informações no site “Adote uma vida para alegrar a sua“, iniciativa que integra a Campanha Guarda Responsável do conselho gaúcho.

  • Notícia do CRMV-RS: Campanha “Terapias Integrativas na Medicina Veterinária”

    Cada vez mais, tutores têm procurado terapias integrativas para melhorar a qualidade de vida e encontrar recursos terapêuticos para diversas doenças de seus animais. Tratamentos como Acupuntura e Homeopatia, reconhecidos como especialidades do Médico Veterinário, estão entre as mais conhecidas do público. No entanto, há diversas práticas disponíveis, entre elas Terapia Neural, Ozonioterapia, Fitoterapia, Antroposofia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Aromaterapia, Constelação familiar, Cromoterapia, Terapia de Florais, Termalismo, Ayurveda, Musicoterapia, Naturopatia, Shantala, Apiterapia e Geoterapia. “A Comissão de Medicina Veterinária Integrativa do CRMV-RS trabalha para mostrar a eficácia e a importância dessas terapêuticas”, afirma Lisandra Dornelles, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), ao destacar o lançamento da campanha “Terapias Integrativas”.

    Mais informações aqui.

     

     

  • Notícia do CFMV: Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação – Cães e Gatos

    O “Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação – Cães e Gatos”, elaborado pela Câmara Setorial de Animais de Estimação, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com colaboração do CFMV e de outras entidades da cadeia de produtos e serviços para animais de estimação, já está disponível: https://bit.ly/2lOiNmy

    O objetivo da publicação é preservar as diversas espécies de cães, gatos, peixes ornamentais, aves canoras e ornamentais, além de pequenos répteis e mamíferos. A primeira edição traz orientações técnicas sobre manejo de cães e gatos em criadouros, ONGs de proteção animal, pet shops e nas residências dos tutores. Saiba mais no #PortalCFMVhttps://bit.ly/2kfYy0z