Barraca da Saúde realiza ação em Pedro Osório

Por Ana Garrafiel, Helena Isquierdo e Isadora Ogawa

Idoso durante atendimento. Foto: Isadora Ogawa

No sábado (04), a Barraca da Saúde esteve na Associação Beneficente Lar de Idosos São Francisco de Assis, no município de Pedro Osório, para realizar consultas preventivas para a saúde física e psicológica dos idosos do local. A Barraca da Saúde é um projeto de extensão que nasceu no curso de Enfermagem, em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e atualmente conta com 18 cursos vinculados e mais de 130 alunos.

A iniciativa foi idealizada pelos alunos Larissa Escobar e Gabriel Pereira e é coordenado pela professora Michele Mandagará. O programa tem como objetivo a capacitação de profissionais, promovendo ações que abranjam a educação e saúde. “Aqui o estudante consegue colocar em prática o que ele tem dentro da sala de aula com uma perspectiva mais humana”, disse a professora.

A ação realizada na casa de idosos contou com a presença de 31 alunos, dos cursos de medicina, odontologia, enfermagem, jornalismo, educação física, psicologia, nutrição e farmácia. Foram executadas atividades em prol da promoção da saúde e prevenção de doenças, como exames físicos, geral e específico; verificação de sinais vitais; medidas antropométricas; avaliação das refeições da casa entre outros.

Moradores do Lar confraternizando com participantes do Projeto. Foto: Isadora Ogawa

“Parece um sonho estar vendo vocês aqui”, disse a residente do lar, Marlene Maria Machado de 63 anos. Hoje o local conta com 28 moradores e 13 funcionários, e a Barraca da Saúde é o único projeto atuante na Associação.

A auxiliar administrativa do lar, Maritza Milene Lima, de 47 anos, ressalta a importância de ações como essa para os idosos, “é um momento de lazer que eles têm. Eles gostam muito da visita do pessoal. Sempre perguntam ‘aquelas crianças da faculdade, não vão vir?’. Eles adoram tudo isso’’, finaliza.

Publicado em 20/05/2019, na categoria Notícias.