Barraca da Saúde em Piquenique Cultural

POR  · 28/03/2019

Distribuição de alimentos aos idosos no piquenique cultural. Imagem: Jessica Alves

Por Jéssica Lopes, Jessica Alves e Rafaela Dutra

No último sábado (23), a Barraca da Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promoveu um piquenique cultural na Associação Beneficente Lar de Idosos São Francisco de Assis, localizado na cidade de Pedro Osório, no qual não somente a saúde física foi zelada, mas também a psicológica.

O evento que aconteceu ao ar livre, contou com um cronograma musical e avaliações médicas, odontológicas e nutricionais além de dinâmicas em grupo realizadas pelos alunos do curso de psicologia e também apresentações indígenas com os discentes da aldeia Kaingang.

Avaliações odontológicas realizadas pelos alunos presentes. Imagem: Jessica Alves

“O nosso dever como acadêmicos é mostrar a importância do povo indígena no Brasil, pois somos a raiz do povo brasileiro, e há a necessidade de levar este assunto até as pessoas”, compartilha Vangri Kaingang, acadêmica de medicina na UFPel.

Larissa Escobar, coordenadora discente do projeto, conta que a ideia do piquenique surgiu com base na rotina dos idosos, que passam todo o tempo dentro da casa, com intuito de levar até eles uma proposta diferente, promovendo interatividade entre os alunos e os vovôs.

Para Carla Fraga (49), técnica em enfermagem e funcionária da Instituição há 15 anos, a parceria com o projeto de extensão da universidade é positiva na rotina dos moradores. “É muito importante o trabalho de vocês pra nós e pra eles. Nós somos em poucos funcionários e a gente não pode propor esse momento (piquenique ao ar livre), não tem como, considerando nossas tarefas diárias”, acrescenta.

Atualmente o Lar possui 13 funcionários e 27 moradores, tendo a capacidade máxima de 29. A técnica em enfermagem fala ainda sobre a

A presença dos alunos indígenas dentro o projeto. Imagem: Jessica Alves

importância da mobilização dos voluntários da Barraca da Saúde em realizar os eventos atendendo as necessidades de cada um. “Ver coisas que eles não viam há muito anos. A maioria deles esta há anos sem vir aqui no camping, alguns nem conheciam”, ressalta a profissional.

A moradora da Associação, Marlene Maria Machado (63), relata que antes da primeira visita da Barraca da Saúde não era comum esse tipo de evento. “É muita alegria. Nunca ia imaginar ter isso aqui pra nós”.

A comissão organizadora da Barraca da Saúde se mostrou satisfeita com realização do evento e lembra que é de suma importância o empenho dos demais voluntários para o funcionamento do projeto. Domingos Neto, aluno de medicina e integrante da comissão organizadora de comunicação, diz que para a efetivação do evento: “é fundamental que sejam delegados os papéis de cada curso graduando, doutorando ou docente”. As funções são determinadas pelos alunos da comissão de organização, que definem os participantes por meio de listas dos alunos voluntários, organizam o trâmite de transporte e a arrecadação de alimentos, que foram escolhidos com base na dieta já seguida pelos idosos presentes.

Larissa, coordenadora, salienta que o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil foi indispensável para a obtenção de recursos para o piquenique, no qual o pró-reitor, Mário Renato de Azevedo, entrou em contato com a empresa Norte Sul, responsável pelas refeições do Restaurante Universitário (RU) da Santa Cruz, e obteve as doações de frutas.

Camila Sebaje (26), estudante de enfermagem, conta como foi a experiência de participar pela primeira vez do projeto. “Está sendo uma experiência muito boa. Vai além de horas e compromissos acadêmicos, eu acredito muito em Deus e acho que esse é um pouquinho do que a gente deve fazer aqui”.

O papel do projeto de extensão é promover a interatividade entre universidade e comunidade. Imagem: Jessica Alves.

“O projeto não aborda somente a saúde do homem, mas também dos animais e abrange mais do que a área da veterinária, adquirindo conhecimento com os outros alunos e com o lugar que estamos” completam Vagner Onuczak e Aguimar Filho alunos da veterinária.

É válido ressaltar que os projetos de extensão e cultura universitários têm por finalidade estender o processo educativo, cultural e científico, no qual origina-se a relação entre Universidade e sociedade, viabilizando acesso à informação às comunidades referente a diversas questões sociais (MENDONÇA e SILVA, 2002).

Publicado em 28/03/2019, na categoria Notícias.