Estudantes da UFPEL comemoram final de ano com idosos do Lar São Francisco

POR  · PUBLICADO EM 17/12/2018

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

No dia 08 de dezembro, os alunos da UFPEL visitaram o Lar São Francisco de Assis, em Pedro Osório, fazendo trabalho voluntário na área da saúde e celebraram o final de ano com os vinte e oito idosos residentes do lar.

Às dez horas de sábado, o grupo de estudantes começou cantando músicas de natal, e deram início as atividades como: checagem de pressão, diálogo sobre hipertensão, avaliação bucal e dinâmica de grupo.

Haviam voluntários dos cursos de farmácia, nutrição, enfermagem, química, psicologia, gestão ambiental, odontologia, terapia ocupacional e jornalismo e cada um deles auxiliou além da saúde, com a atenção transmitida no tratamento com os idosos.

“Eu acho que esse projeto é importante por que os jovens trazem uma vida para o lar, e dão uma atenção que nem sempre os funcionários têm tempo de dar. Eles (os idosos) têm muita carência, de família e de carinho”, relata Carla Rodrigues Borges, técnica de enfermagem do Lar São Francisco.

O curso de gestão ambiental plantou uma muda da árvore Aroeira no pátio do Lar São Francisco, com auxílio de alguns idosos entusiasmados com a atividade, para simbolizar o vínculo de amizade entre os estudantes da universidade e o Lar.

O Papai Noel apareceu e entregou presentes doados pelos estudantes para higiene pessoal. Depois da dinâmica de grupo organizada pela psicologia, que fazia os estudantes conhecerem mais sobre os idosos em forma de brincadeira, a visita foi encerrada com mais uma música de clima natalino e agradecimentos.

Publicado em 18/12/2018, na categoria Notícias.