Outubro rosa: valorização da saúde da mulher em barro duro

Campanha do Outubro Rosa realizada pela Unidade Básica de Saúde Barro Duro. Foto: Jessica Alves

Por Jessica Alves e Jéssica Lopes

No sábado (27) a equipe integrante da Barraca da Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esteve presente em uma Unidade Básica de Saúde no bairro Barro Duro, auxiliando os profissionais da área na realização de um evento em homenagem ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, realizando consultas e oferecendo informações sobre a saúde da mulher.

O evento teve como um dos principais objetivos o empoderamento das mulheres e orientações de cuidados com a saúde. “O outubro rosa tem como objetivo trazer orientações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Nós da universidade fomos convidados para dar ajuda e acolhimento às pessoas do bairro”, contou Gabriel Moura Pereira, estudante de enfermagem e um dos organizadores do projeto Barraca da Saúde.

A equipe contou com a formação de alunos dos cursos de jornalismo, nutrição (que realizou medida do IMC e cuidados com a alimentação), enfermagem (atuando no Pronto atendimento, orientação de exame de mama e colo de útero, exame citopatológico e teste rápido de HIV, sífilis e hepatites A e B), odontologia (levando cuidados odontológicos), farmácia (com orientações sobre doenças transmissíveis), gestão ambiental e engenharia geológica (promovendo conhecimento acerca das plantas medicinais e cuidados ao viver junto à natureza).

O evento contou também com o apoio de uma profissional da beleza da marca Avon, no qual abraçou a causa em que acredita, promovendo consultorias de estética para as pacientes que ali se encontravam. Valorizando a mulher como um todo, e também enaltecendo sua auto-estima.

Integrar o aluno desde o início de sua jornada acadêmica com a comunidade é muito importante, frisou Francieli Lima, enfermeira da unidade, incentivando os alunos a se envolverem com as questões sociais de sua comunidade e promover conversas e orientações  àqueles que precisam de informação.

A barraca da saúde tem alcançado muitas vidas com seu projeto, não apenas levando orientações, mas se prontificando em aprender com a realidade da comunidade, abraçando causas e cultivando sonhos.

Publicado em 10/11/2018, na categoria Notícias.