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Sobre o projeto

O QUE É O DESAFIO

O Desafio é um curso pré-universitário popular, totalmente gratuito, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O curso busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, preparando principalmente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são ministradas por pessoas voluntárias, em geral, estudantes da UFPel.

O curso possui amplo prestígio na comunidade pelotense, é um dos projetos de extensão mais antigos da UFPel e com reconhecimento em diversas matérias nas redes jornalísticas.

COMO SURGIU

O Desafio foi criado em 1993 como Desafio Pré-Vestibular Popular por um grupo de estudantes de diferentes cursos da UFPel que buscavam auxiliar o ingresso da classe trabalhadora na Universidade. A primeira Assembleia Geral, hoje tradição no Desafio, foi realizada, no antigo Restaurante Universitário, para o planejamento do projeto. Neste momento foi escolhido o nome “Desafio” porque seria um grande desafio dar aulas sem recursos buscando inserir a classe trabalhadora na Universidade.

O projeto foi estruturado primeiramente de forma autônoma, com o auxílio de algumas entidades e organizações, sobretudo do Diretório Central de Estudantes (DCE/UFPel) e do Sindicato da Alimentação. A primeira sede do Desafio foi viabilizada pelo Círculo Operário Pelotense (COP), no Colégio Medianeira. A primeira turma teve aproximadamente 50 alunos e aprovação de 60% no vestibular de 1994, logrando o Desafio como uma iniciativa bem sucedida.

Em 1994, devido a dificuldades estruturais e financeiras, o projeto foi institucionalizado. Após uma votação em assembleia, o Desafio se uniu à UFPel, tornando projeto de extensão da universidade, vinculado à Faculdade de Educação. O primeiro coordenador institucional foi o professor Eduardo Arriada, membro fundador do Desafio em 1993 quee na época já era professor da FaE.

Em 2017, o Desafio passou a ser Projeto Estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e passou a se chamar Desafio Pré-Universitário Popular, se atualizando diante de novas nomenclaturas referentes à preparação para a universidade.

PRINCÍPIOS BÁSICOS

O Desafio tem como princípios básicos a educação popular, a autonomia pedagógica e a pedagogia da libertação de Paulo Freire, pensador que inspirou o grupo de fundadores a constituir o Desafio, principalmente através da obra “Pedagogia da Esperança”.

A partir disso, em nossa prática pedagógica, buscamos respeitar os saberes das pessoas educandas, sua autonomia para pensar e refletir questões relativas à sociedade e a articularem-se politicamente enquanto sujeitos históricos. Fomentamos a solidariedade de classe junto aos sujeitos da classe trabalhadora e popular que compõem o Desafio, que buscam ingressar no ensino superior e despertar para as condições concretas históricas de exploração de sua classe.

OBJETIVOS

  • Proporcionar o acesso da classe trabalhadora, popular e em vulnerabilidade social à Universidade Pública e seus bens de direito;
  • Conscientizar sobre as relações políticas, econômicas, sociais e pedagógicas de exploração na sociedade;
  • Possibilitar a prática pedagógica e a aquisição de diferentes saberes docentes aos graduandos e graduandas da Universidade, de forma a contribuir para o seu processo formativo enquanto docentes.

REGIMENTO

Vigente até 2023: Regimento Interno – Desafio UFPel

Vigente a partir de 2024: Regimento Interno – Desafio Pré-Universitário Popular 

Publicado em 04/03/2015.