O QUE É O DESAFIO
O Desafio é um curso pré-universitário popular, totalmente gratuito, e projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O curso busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixa renda através da preparação, principalmente, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são ministradas por pessoas voluntárias, em geral, estudantes da UFPel.
O curso é um dos projetos de extensão mais antigos da UFPel, possui amplo prestígio na comunidade pelotense e reconhecimento em diversas matérias nas redes jornalísticas.
COMO SURGIU
O Desafio foi criado em 1993 como Desafio Pré-Vestibular Popular por um grupo de estudantes de diferentes cursos da UFPel que buscavam auxiliar o ingresso da classe trabalhadora na Universidade. A primeira Assembleia Geral, hoje tradição no Desafio, foi realizada no antigo Restaurante Universitário para o planejamento do projeto. Neste momento foi escolhido o nome “Desafio” porque seria um grande desafio dar aulas sem recursos e com o objetivo de inserir a classe trabalhadora na Universidade.
O projeto foi estruturado inicialmente de forma autônoma, com o auxílio de algumas entidades e organizações, sobretudo do Diretório Central de Estudantes (DCE/UFPel) e do Sindicato da Alimentação. A primeira sede do Desafio foi viabilizada pelo Círculo Operário Pelotense (COP), no Colégio Medianeira. A primeira turma teve aproximadamente 50 alunos e aprovação de 60% no vestibular de 1994, logrando o Desafio como uma iniciativa bem sucedida.
Em 1994, devido a dificuldades estruturais e financeiras, o projeto foi institucionalizado. Após uma votação em Assembleia, o Desafio se uniu à UFPel, tornando projeto de extensão vinculado à Faculdade de Educação (FaE). O primeiro coordenador institucional foi o professor Eduardo Arriada, um dos membros fundadores do Desafio em 1993, que na época já era professor na FaE.
Em 2017, o Desafio tornou-se um Projeto Estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e passou a se chamar Desafio Pré-Universitário Popular, em conformidade as novas nomenclaturas referentes à seleções para ingresso no ensino superior.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
O Desafio tem como princípios básicos a educação popular, a autonomia pedagógica e a pedagogia da libertação de Paulo Freire, pensador que inspirou o grupo de fundadores a constituir o Desafio, principalmente através da obra “Pedagogia da Esperança”.
A partir disso, em nossa prática pedagógica, buscamos respeitar os saberes das pessoas educandas, suas autonomias para pensar e refletir a respeito de questões relativas à sociedade e a articularem-se politicamente enquanto sujeitos históricos. Fomentamos a solidariedade de classe junto à classe trabalhadora e popular que compõem o Desafio, que busca ingressar na Universidade, bem como despertar consciências para as condições concretas históricas de exploração de classe.
OBJETIVOS
- Proporcionar o acesso da classe trabalhadora, popular e em vulnerabilidade social à Universidade Pública e seus bens de direito;
- Conscientizar sobre as relações políticas, econômicas, sociais e pedagógicas de exploração na sociedade;
- Possibilitar a prática pedagógica e a aquisição de diferentes saberes docentes aos/às graduandos/as e pós-graduandos/as universitários/as, de forma a contribuir para o seu processo formativo enquanto docentes.
REGIMENTO
Vigente a partir de 2024: Regimento Interno – Desafio Pré-Universitário Popular