1º Encontro do Ciclo de Formação de Educadores do Desafio – “Ensino remoto: limites e perspectivas”

O primeiro encontro do Ciclo de Formação de Educadores de 2021 do Desafio Pré-Universitário Popular começa no próximo sábado, dia 26/06/21, às 14:30. Colaboradores podem participar do encontro pela Webconf acessando o link https://webconf.ufpel.edu.br/b/des-dcr-tky

Será disponibilizado o certificado de presença do evento aos ouvintes que cumprirem 75% de presença nos encontros. O Ciclo de Formação promovido pelo Desafio ocorre mensalmente no último sábado do mês, e é uma oportunidade  para educadores voluntários do projeto conhecerem mais sobre a prática da educação popular.

O principal objetivo do Ciclo é oferecer formação continuada aos educadores do Desafio, que pelo seu vínculo com o projeto podem desenvolver a prática da atividade docente.

O primeiro encontro, intitulado “Ensino remoto: Limites e Perspectivas”, contará com a participação de professores convidados que irão compartilhar conhecimentos e experiências de suas práticas docentes. O tema do encontro foi sugerido pelos próprios colaboradores do Desafio, que está desde 2020 ofertando as aulas de forma online em função da pandemia de Covid-19. Abaixo, mais informações sobre os convidados do primeiro encontro do evento.

Encontro 1 – “ENSINO REMOTO: LIMITES E PERSPECTIVAS” (26/06/21 – 14:30)

Profa. Dra. Analisa Zorzi (Professora Dra. do DE/FaE – UFPel / Chefe do Núcleo de Licenciaturas e Estágios – NULICE/CEC/PRE/UFPel)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia intelectual, educação a distância, prática docente e estágios curriculares. Atualmente é Chefe do Núcleo de Licenciaturas e Estágio da UFPel, Coordenadora da Comissão das Licenciaturas e do Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica. É membro do Núcleo de Estudos em Educação na Cultura Digital NEED-UFRGS e do Grupo de Pesquisa e Ensino de Sociologia na Escola Básica – GPESEB – UFPel.

Prof. Dr. Antonio Mauricio Medeiros Alves (Professor Dr. do DE/FaE – UFPel / Coordenador de Ensino e Currículo – CEC/PRE/UFPel / Líder do GEEMAI: Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais)

Possui Licenciatura Plena em Matemática e Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Matemática e Mestrado e Doutorado em Educação. Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), lotado no Departamento de Ensino (DE) da Faculdade de Educação (FaE). Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática. Possui experiência na educação a distância e na educação básica. Atuou como do Projeto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e, também, como avaliador do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Atualmente é Coordenador de Ensino Currículo, da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel (CEC/PRE/UFPel).