O Departamento de Filosofia convida todos os interessados a participar do Grupo de Estudo em Filosofia Medieval. Neste ciclo, será feita a leitura de um texto do grande pedagogo Hugo de São Vítor sobre o modo de aprender e de estudar (De Modo Discendi et Meditandi), em edição bilíngue latim-português — um convite a redescobrir, com os mestres medievais, a própria arte de estudar.
Encontros: 01, 08 e 15 de julho de 2026 Horário: 17h30 Sala: 202 — prédio do IFISP
Não é preciso ter conhecimento prévio: todos os interessados são bem-vindos. As inscrições serão realizadas no primeiro encontro, e os participantes receberão certificado.
ÉTICA A NICÔMACO, LIVRO 10 — Discussão sobre o prazer e a felicidade
O Departamento de Filosofia convida todos os interessados a participar do Grupo de Estudos em Aristóteles, que neste ciclo se dedicará à leitura e ao debate do Livro 10 da Ética a Nicômaco, em que o filósofo enfrenta duas das questões mais fundamentais da existência humana: o que é o prazer e em que consiste a verdadeira felicidade.
Datas: 01, 08, 15 e 22 de julho de 2026 Horário: 16h30 Sala: 202 — IFISP
Não é necessário conhecimento prévio: todos os interessados são bem-vindos. As inscrições serão realizadas no primeiro encontro, e os participantes receberão certificado.
Prezados alunos e colegas da comunidade acadêmica,
O Grupo de Estudos Tomás de Aquino do IFISP/UFPel tem a honra de convidá-los para o Workshop em celebração aos 800 anos do nascimento de Tomás de Aquino (1225-2025).
O evento reunirá pesquisadores para discutir temas centrais do pensamento tomista, desde o método filosófico até questões sobre a lei, o bem comum e a beleza.
Certificação: Para obter o certificado e realizar a inscrição, basta entrar na sala virtual no dia do evento e registrar seu nome completo e e-mail no chat.
Contamos com a sua presença para celebrar e debater o legado deste pensador fundamental.
Atenciosamente, Grupo de Estudos Tomás de Aquino – IFISP/UFPel
Convite : Conferência sobre o Suicídio em Tomás de Aquino
Convidamos alunos e a comunidade acadêmica a prestigiarem a conferência “SOBRE O SUICÍDIO EM TOMÁS DE AQUINO”.
Esta é uma oportunidade valiosa para aprofundar-se em um tema fundamental da ética e da teologia, com base em uma das obras mais importantes do pensamento ocidental.
Detalhes da Conferência:
Tema: É permitido matar-se a si mesmo? Estudo da questão 64, artigo 5 da Suma Teológica.
Data:30 de outubro
Horário:15 horas
Local:Sala 204 – Prédio do IFISP
✍️ Inscrição e Certificado:
A Inscrição será realizada na hora para aqueles que desejarem obter certificado de participação.
Não perca a chance de enriquecer seus conhecimentos e participar deste importante debate! Contamos com a sua presença.
A Comissão Eleitoral, democraticamente eleita para conduzir o processo eleitoral do Centro Acadêmico da Filosofia (CAFIL), vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna público o resultado da eleição referente à gestão 2025-2026, realizada por meio do sistema Helios Voting, conforme o cronograma previamente divulgado.
Foram processados 38 votos, distribuídos da seguinte forma:
Chapa 1 – Lélia Gonzales: 37 votos
Voto nulo: 1 voto
Dessa forma, a Chapa 1 – Lélia Gonzales foi eleita para a gestão do CAFIL no período de 2025 a 2026, ficando responsável pela condução das atividades previstas no Estatuto da entidade.
Cabe ainda à nova gestão a convocação da Reunião Geral destinada à composição da próxima Comissão Eleitoral, a ser realizada em julho de 2026.
A cerimônia de posse da Chapa 1 ocorrerá no dia 22 de julho de 2025, com divulgação ampla à comunidade acadêmica vinculada ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP).
Pelotas, 24 de julho de 2025. Comissão Eleitoral – CAFIL/UFPel
“A todos os discentes dos cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado de Filosofia-UFPel.
Nós, da Comissão Eleitoral do CAFil, estamos divulgando que a única chapa inscrita, a Chapa 1 – Lélia Gonzalez, foi homologada e está apta a participar como candidata na eleição do CAFil que irá ocorrer entre os dias 10 e 11 de julho de 2025.
Cordialmente, Comissão Eleitoral do Centro Acadêmico da Filosofia.”
No dia 22 de maio de 2025, foi realizada uma assembleia geral dos estudantes de Filosofia com início às 18h14 e término às 18h53. Na ocasião, foram discutidos os seguintes pontos: a proposta de virtualização do curso de Bacharelado em Filosofia, o lançamento do edital para a eleição do CAFil e informes gerais.
Durante a assembleia, foi apresentada a justificativa da proposta de virtualização do curso e esclarecido o contexto no qual surgiu este debate. Reforçou-se a importância da participação estudantil em todas as etapas da discussão e nas reuniões referentes à avaliação do MEC.
Deliberações da Assembleia:
A assembleia se posicionou contrária à virtualização do curso de Bacharelado em Filosofia.
Foi acordado que a COE (Comissão Eleitoral) representará provisoriamente os discentes de Filosofia em instâncias internas.
Os estudantes requisitam que sejam escutados em todas as fases da discussão sobre a virtualização.
Além disso, foi apresentado o edital para a eleição de chapas do CAFil, com divulgação das datas do processo eleitoral.
Reforçamos o compromisso com a defesa de uma formação presencial, crítica e comprometida com a qualidade do ensino, e reiteramos a importância da mobilização e participação estudantil nas próximas etapas desse debate.
Os alunos da filosofia devem ocupar e reafirmar o espaço de representação discente que em tese já nos foi garantido como direito.
O Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel promove o minicurso “O problema dos universais: uma introdução”, ministrado pelo Dr. Dionatan Tissot. O evento será realizado em duas datas:
A todos os discentes dos cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado de Filosofia-UFPel: Lançamento do edital para as eleições do Centro Acadêmico da Filosofia: a Comissão Eleitoral, eleita democraticamente através de Assembleia Geral realizada às 19 horas do dia 09 de maio de 2025, vem tornar público o Edital do processo eleitoral para escolha e definição dos membros da representação discente dos cursos de Filosofia: Edital CAFil Eleicoes 2025
“A todos os discentes dos cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado de Filosofia-UFPel:
Convocação para ASSEMBLEIA GERAL
Dia 22 de maio de 2025, às 18h, na sala 316 do IFISP
Nós, da Comissão Eleitoral do CAFil, na condição de eleitos em Assembleia Geral no dia 9 de maio de 2025, bem como alunos devidamente matriculados, fazemos a convocação dos demais colegas dos cursos presenciais de Filosofia para uma ASSEMBLEIA GERAL no dia 22 de maio de 2025 as 18h na sala 316, para discutirmos as movimentações políticas pela virtualização do curso de Bacharelado que vem acontecendo no interior do Departamento de Filosofia da UFPel. Convidamos todos os colegas para que compareçam e tenhamos um debate democrático que fortaleça a posição dos discentes e da futura representação estudantil quanto esse debate. Também na ordem do dia será apresentado o edital que ordenará o processo eleitoral do ano de 2025 do CAFil e outros informes.
Pautas: 1. Virtualização do curso de Bacharelado em Filosofia da UFPel; 2. Apresentação do edital do processo eleitoral 2025 do CAFil; 3. Informes Gerais.
Cordialmente,
Comissão Eleitoral do Centro Acadêmico da Filosofia