Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural – ESPECIAL DIA DO PATRIMÔNIO

No próximo dia 17, às 17h, em celebração ao Dia do Patrimônio Cultural, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoverá a palestra on-line “O Patrimônio antes de Rodrigo”, do professor Andrey Rosenthal Schlee, da Universidade de Brasília (UnB).
👉 Para participar, acesse bit.ly/3ujizCo.
📡 A conversa também será transmitida na página da Rede de Museus UFPel no Facebook.
O título da palestra se refere ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele comandou a instituição de 1937, ano de sua criação, até 1967.
Em homenagem a Rodrigo, o dia 17 de agosto, data de seu nascimento, foi definido como o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
A palestra, uma ação do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”, explorará um conjunto de iniciativas que, antes da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), contribuíram para a construção de uma ideia de Patrimônio Nacional no Brasil, e para a proteção de um significativo conjunto de bens culturais.
⚠️ Para receber o certificado de participação será necessário preencher o formulário disponibilizado pela organização durante a palestra.
📌 Sobre o projeto:
O projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural” é realizado pela Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) e o Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
👨‍💻 Andrey Rosenthal Schlee:
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel, mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor Titular da UnB. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2012-2019).
Publicado em 31/07/2021, na categoria Notícias.