Início do conteúdo

PET-CR indica: Visita Virtual ao Museu Nacional

O PET-CR UFPEL, através deste cartaz, indica visitas virtuais a sites de museus, galerias, monumentos e edificações relacionados ao patrimônio cultural local e mundial, como um fomento para o consumo e a aprendizagem de história, arte e cultura mesmo em período pandêmico.

O Museu Nacional é a instituição de história natural mais antiga do Brasil, fundada em junho de 1818 pelo rei D. João VI. Originalmente chamado de Museu Real, desde sua fundação estimulou a pesquisa científica no reinado. Ao fim do século XIX, o Museu Nacional começou a investir nas áreas de antropologia, paleontologia, e arqueologia, tornando-se o mais importante museu de história natural e de ciências sociais da América do Sul. Em 1946, a administração do museu passou para a, hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Abrigando mais de 20 milhões de itens históricos e científicos ao longo dos séculos, em 2 de setembro de 2018 um incêndio de grandes proporções se espalhou pelo Museu Nacional, atingindo quase todas as suas salas e destruindo completamente grande parte do prédio. Acredita-se que 92.5% de seu arquivo tenha sido destruído.

Enquanto tramita um projeto que visa reconstruir o museu, o Google Arts & Culture proporciona um tour digital através do Street View, possibilitando visitar preciosidades como o mais antigo esqueleto humano das Américas, o meteorito Bendegó, e uma coleção incomparável de cerâmicas brasileiras antigas.

Sugerimos que você comece pela aba “Exposição Online: Volte no tempo e explore”, onde há um tour guiado audiovisual 360º pelas principais salas e artefatos do museu. Para além, o Google Arts & Culture disponibiliza imagens em alta resolução de dezenas de peças das antigas coleções, além de textos explicativos e detalhados sobre sua história.

Link: https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil?hl=pt

Publicado em 22/04/2021, na categoria Notícias.