Visita ao Museu Histórico Farroupilha

No dia 25 de outubro, a turma do primeiro semestre do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas, acompanhada pela professora Isabel Halfen Torino, participou de uma visita técnica ao Museu Histórico Farroupilha, em Piratini-RS. O prédio visitado, construído em 1818, foi sede provisória do Ministério da Guerra da República Rio Grandense durante a Guerra dos Farrapos, que ocorreu no Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845. Desde 1953, quando foi inaugurado, o Museu Histórico Farroupilha abriga coleções de têxteis (fardas, lenços, leques), metais (armas, moedas, objetos utilitários), couro (baús, palmatórias, trajes típicos), papel (livros, documentos, mapas), pinturas em telas, louças, entre outros objetos relacionados à Revolução Farroupilha e aos personagens que dela fizeram parte.

Esta foi a primeira oportunidade para os alunos, que ingressaram há poucos meses no curso, apreciarem uma instituição de preservação de acervos já com o “olhar” direcionado aos conhecimentos adquiridos na disciplina de “Ambiente e Conservação”.

Na ocasião, foi preenchida uma ficha de diagnóstico em que os alunos observaram questões relativas ao edifício (aspectos construtivos e ambientais) e ao acervo (aspectos expositivos, de guarda e conservação).  O objetivo dessa ficha é proporcionar aos acadêmicos dados suficientes para a compreensão dos agentes ambientais, sua relação com os demais fatores de degradação e, ainda, sua correlação com a correta conservação dos bens culturais móveis.

A turma que visitou o Museu Hsitórico Farroupilha é composta pelos discentes André Cruz, André Maragno, Andres Goulartt, Andressa Puls, Andrew Monteiro, Andy Hellen Real, Carmen Antonieta Fernandes, Clovis Madruga, Daniela Feter, Eduardo Santos, Julia Barros, Lindsay Taveira, Lucia Inez Quevedo, Luísa Corrêa, Moises Gustavo Brum, Naira Morales, Paula Azevedo, Renata Paschoa, Rubimar Vieira, Samuel Quaresma, Sidnei Jorge Junior, Silvia Brum, Veronica Moura, William Novo e Yasmin Freitas.

Após a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o centro histórico da cidade de Piratini que, embora pequeno, conta com um expressivo conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN-RS.

Por Profª Isabel Halfen da Costa Torino

Colaboração de Cristiane Rodrigues

??????????

Publicado em 12/12/2014, na categoria Notícias.