O dia em que o Patrimônio é apreciado.

O Dia do Patrimônio, evento organizado pela prefeitura municipal de Pelotas, ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto, buscando tornar mais fácil o acesso do público para alguns dos patrimônios culturais da cidade de Pelotas/RS. A extensa programação do Dia do Patrimônio de 2014 enfatizou a herança cultural africana, com 102 atividades, distribuídas em 38 locais, com exposições, visitas guiadas, feiras, vivência griô, dança, dança afro, hip hop, capoeira e mostra fotográfica.
O Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas esteve presente em diversas atividades desenvolvidas nos Casarões 02 e 06, tombados a nível federal e localizados na Praça Coronel Pedro Osório. Os discentes puderam tornar público, por exemplo, o projeto de extensão desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Cultura da cidade. Coordenado pela doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Francine Tavares, os discentes tiveram a oportunidade de evidenciar a importância do projeto intitulado: Comunicação Visual em Prédios Históricos também é legal para o público presente, que é baseado em uma lei aprovada no município no ano de 2009. Trata-se da lei nº 5.639 que dispõe sobre a veiculação de anúncios em aparato publicitário na paisagem, expostos em locais visíveis publicamente no município de Pelotas/RS.
Pelotas é uma cidade rica em patrimônio cultural, principalmente pela presença de importantes prédios históricos construídos entre o final do século XIX e meados do século XX. As intervenções nestes imóveis devem atender os regramentos estabelecidos por lei. Os aparatos publicitários deverão ser dispostos em harmonia valorizando a identidade e a memória cultural da cidade, o mesmo não pode obstruir elementos compositivos da fachada, inclusive vãos de iluminação e ventilação. Toda instalação de aparato publicitário com área superior a 0,80m² deverá ter um responsável e ser precedida de autorização da secretaria municipal competente. A adequação dos aparatos publicitários favorecerá a percepção da paisagem urbana e evitará a poluição visual.
Também foram expostas duas carruagens fúnebres de 150 anos pertencentes ao Museu da Baronesa. Discentes e conservadores-restauradores acompanharam o processo de deslocamento, higienização e exposição das carruagens. Em se tratando de pinturas, o restante das obras restauradas pelos discentes da disciplina de Pintura II nos anos de 2013 e 2014, ministradas pela Profª Andréa Bachettini, também foram expostas. As pinturas restauradas pertencem ao Acervo do Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas. Tratam-se de pinturas de artistas importantes do século XIX e XX de nossa cidade e região. Quanto à temática destacam-se obras de paisagens urbanas e rurais, retratos, nus e natureza morta. Dentre elas: Vaso com Flores de Ináh D’Ávila Costa, Paisagem Urbana de Nestor Marques Rodrigues, Paisagem Urbana de E. Casarias, Paisagem Rural de Carlos A. Petrucci, Paisagem Campanha de Nestor Marques Rodrigues, Paisagem de Libindo Ferraz, J. Barreiros, Nu de Leopoldo Gotuzzo, Retrato de Gaspar Silveira Martins de Guilherme Litran y Cassinelo, Espanhola de Hilda Mattos, Retrato de Domingos José de Almeida de Frederico Trebbi, Chafariz Praça Coronel Pedro Osório de Genuíno, Camponesa de Hilda Mattos, Série Casarios “Torres da Capela da Santa Casa de Pelotas de Arlinda Nunes, Monte Bonito de Adail Bento Costa, A margem do Rio Negro de Ângelo Guido, Sobre La Roma de Silvio Russo. Destacaram-se também, as atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Introdução à Conservação e Restauração de Pinturas decorativas, com o objetivo de mostrar a comunidade as técnicas de pintura mural, características de nossa arquitetura.
É importante destacar que estes projetos apenas fazem sentido se elaborados a partir da compreensão da realidade local e dos anseios da comunidade. Apenas projetos participativos possibilitam que os bens patrimoniais favoreçam que o passado possa ser apropriado no presente de forma a fortalecer a comunidade.

Dia do Patrimônio Blog

Colaboração: Andréa Bachettini

Por Cristiane Rodrigues

Publicado em 13/09/2014, na categoria Notícias.