Início do conteúdo

Passeio Cultural em Porto Alegre

No dia 07 de Junho a turma do 4º Semestre do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas composta pelos discentes (as) Ana Carolina Behling, Cacilda Araújo, Claudia Carvalho, Cristiane Rodrigues, Dulce Dias, Eduardo Araujo, Eduarda Peres, Francielen Xavier, Júlia Cavalliei, Mirella Borba, Rosangela Tavares, Sidnei Júnior, Sonia Garcia e Vera Cazaubon, fizeram um passeio cultural pela cidade de Porto Alegre, contemplando prédios históricos e visitando os museus da cidade. A visita foi mediada pelo Professor Roberto Heiden tendo sido muito proveitosa de acordo com os participantes.

Os alunos puderam ver de perto obras de artistas importantes e o centro histórico da cidade, uma oportunidade de revisar os conteúdos aprendidos dentro da sala de aula, nas disciplinas de história da arte, ministradas pelo Professor Roberto Heiden. Os discentes prestigiaram o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 2.800 obras de artistas nacionais e internacionais, compondo um panorama dos movimentos artísticos da arte brasileira ao longo do século XX e, sobretudo, das artes visuais no Rio Grande do Sul, desde os seus primórdios, no século XIX, até os dias atuais.

Em uma visita ao Santander Cultural, os discentes tiveram a oportunidade de prestigiar as obras de Vik Muniz, cuja exposição se intitulava: O Tamanho do Mundo. Essa exposição apresenta cerca de 70 obras desse notável artista com a curadoria da reconhecida crítica de arte Ligia Canongia. A exposição apresenta trabalhos marcantes como a Caveira de Palhaço, de 1989, que faz parte da série Relicário.

Além disso, os alunos passaram pela Casa de Cultura Mário Quintana e pela Fundação Iberê Camargo.

Por Cristiane Rodrigues

Informações sobre as Instituições:

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/instituicoes-sedac/instituto-22/

http://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=6876&entryID=7812

http://www.ccmq.com.br/

http://www.iberecamargo.org.br/site/default.aspx

Imagem

Publicado em 23/06/2014, na categoria Notícias.