II Semana da Conservação e Restauro

Este importante evento, foi realizado pelo grupo PET do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas.

O PET foi implantado em Dezembro de 2010 e desde então é composto por doze bolsistas e dois voluntários. Segundo a professora e tutora do grupo, Francisca Ferreira Michelon, o principal objetivo do PET é a formação pedagógica dos alunos integrantes do Curso de Conservação e Restauro fundada através da ação coletiva, da interdisciplinaridade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e busca que essas metas ocorram em ações contínuas com a comunidade.

A II Semana de Conservação e Restauro, trouxe a tona temas bastante diversificados, relacionados à conservação e restauração de bens culturais. A programação se estendeu do dia 23 ao dia 26 de Abril e contou com oficinas e cursos, além de mesas redondas e palestras. As palestras ocorreram em um dos principais cartões postais da cidade de Pelotas, trata-se de um prédio histórico construído em 1878, que serviu como residência da família do Conselheiro Francisco Antunes Maciel. Hoje, o Casarão 08, como é conhecido abriga o Museu do Doce, projeto realizado pela Professora Nóris Leal do Curso de Museologia.

No dia 23 de Abril o evento contou com a participação do Conservador Markus Wilimzig, que trouxe o tema: Danos físicos, químicos e biológicos nos materiais de construção. No dia 24, contamos com a presença do Professor Roberto Weider de Assis Franco, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense que apresentou o tema intitulado como: Física aplicada ao estudo de pinturas, esculturas e cerâmicas. No dia 25 o Conservador Antonio Gonçalves da Silva, representante do Arquivo Nacional, trouxe como tema: Características tecnológicas dos adesivos empregados na conservação de acervos. Ao término do evento foi servido aos presentes um coquetel de encerramento.

Em paralelo as palestras principais, ocorreram diversas atividades, tais como: mesas redondas, oficinas e minicursos. Para as oficinas contamos com a participação da Professora Andréa Lacerda Bachettini que ministrou a oficina Conservação de Acervos Museológicos. A professora e coordenadora do Curso Silvana Bojanoski ministrou a oficina de Planejamento de Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais. Contamos com a participação da conservadora Ângela Macalossi que contribuiu com a oficina Fotografia de obras de arte. As conservadoras restauradoras Suélen Neubert, Degli Quevedo, Rosaura Isquierdo e Jossana Coelho, apresentaram a oficina intitulada como: Embalagens para fotografias de acervo. Contamos também, com a participação do acadêmico Jairo Kaster com a oficina de Biscuit. A conservadora Claudia Lacerda, contribuiu com a oficina intitulada: Técnicas de Reintegração Pictórica. A Professora do Curso de Museologia Nóris Leal proporcionou à comunidade a oficina sobre a Regulamentação do Estatuto dos Museus.

É importante salientar que são eventos como esse que promovem a interação entre a comunidade acadêmica, proporcionando aos discentes, interesse para as mais diversas áreas que abrangem a conservação e o restauro de bens culturais móveis.

Por Cristiane Rodrigues

Publicado em 06/05/2014, na categoria Notícias.