Professores do Curso de Conservação e Restauro participam de eventos acadêmicos

O Professor Pedro Luis Sanches realizou uma conferência para o curso de História da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), intitulada “Problemas de atribuição de cerâmica ática antiga: a individualidade estilística frente à transição ou paralelismo técnicos”.

O evento foi organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Império Romano (LEIR-UNIPAMPA). A apresentação abordou os principais argumentos de sua recente tese de doutorado pelo departamento de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-Usp), voltada para uma revisão de atribuição das características estilísticas nos artefatos de cerâmica ática antiga (entre VI e V a.C.).

Entre os dias 16 e 18 de junho de 2011 Pedro também participou de evento na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, intitulado “AS PRIMERAS JORNADAS INTERDISCIPLINARIAS DE JÓVENES INVESTIGADORES DE LA ANTIGÜEDAD GRECOLATINA”.

Estas “JORNADAS” são internacionais, contam com a participação de pesquisadores de vários países da América Latina e da Europa em diversas áreas de conhecimento. Pedro apresentou a comunicação “LA IDENTIDAD ARTÍSTICA FRIENTE A LOS CAMBIOS DE TÉCNICA: PROBLEMAS DE ATRIBUCIÓN DE CERÁMICA GRIEGA ANTIGUA. O trabalho reúne apontamentos acerca da tradição centenária de estudos periciais dos vasos atenienses figurados, propondo uma abordagem crítica de seus métodos e resultados.

No dia 02 de julho a professora Silvana Bojanoski participou do II CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL, promovido pela ACOR-RS – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do RS, que nesse ano aborda a questão “Autenticidade e Patrimônio Cultural”.

Silvana falou sobre o tema “Preservação de Livros e Documentos”, junto de Susana Meden da Fundación Patrimônio Histórico da Argentina. No evento foram discutidos os princípios e critérios que norteiam a conservação e restauro dos acervos bibliográficos e arquivísticos, com especial ênfase na conservação preventiva.

Silvana em palestra promovida pela ACCORS

Prof. Pedro em evento na UNIPAMPA

Publicado em 03/09/2011, na categoria Notícias.