Escudo Azul – Comitê Gaúcho

No dia 04 de agosto foi realizado o I ENCONTRO SOBRE AÇÕES DE RESGATE DE ACERVOS CULTURAIS: Implantação do Comitê Regional do Escudo Azul. Esse evento, promovido pelo Departamento de Museologia e Conservação e Restauro, sob a coordenação das Professoras Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski, marcou a implantação do Comitê Gaúcho do Escudo Azul.

O Escudo Azul é um organismo internacional que funciona como uma espécie de Cruz Vermelha, que congrega pessoas para trabalharem voluntariamente quando existe uma situação de risco ao patrimônio cultural. A ação desse organismo se concretiza na elaboração de planos de emergência e de resgate, na avaliação de riscos e em ações de prevenção implementadas dentro de cada instituição que faz parte do Comitê.

Estiveram presentes na mesa de abertura do I Encontro sobre ações de Resgate de Acervos Culturais as seguintes autoridades: Professor Alencar Mello Proença, Reitor da Universidade Católica; Professor Antonio Cesar Borges, Reitor da UFPel; Sr. Fabrício Tavares, Vice-Prefeito de Pelotas e Presidente da Defesa Civil de Pelotas; Sr. Mogar Pagana Xavier, Superintendente de Cultura da Secretaria de Cultura de Pelotas, Professor Sebastião Perez, representante do Instituto de Ciências Humanas da UFPel; Sra. Andréa Bachettini, presidente da Associação dos Conservadores-restauradores do Rio Grande do Sul, Sra. Silvana Bojanoski, representante da Comissão Organizadora do evento.

Ainda na abertura, em um momento de beleza e solenidade, o Hino Nacional foi interpretado pela diretora do Conservatório de Música da UFPEl, a Professora Izabel Nogueira e pelo violonista Pedro Di Azz.

Após as palavras iniciais dos componentes da mesa, tiveram início as palestra proferidas pelos conferencistas convidados. O Sr. Antonio Mirabile, consultor internacional da UNESCO, falou sobre a atuação do Comitê Francês do Escudo Azul. Em seguida a Sra. Gina Machado, consultora e gestora de projetos culturais, discorreu sobre a formação do Comitê Brasileiro do Escudo Azul e sobre a atuação do Comitê Paulista do Escudo Azul. A parte da tarde iniciou com a palestra da Sra. Jussara Vitória Freitas, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, que mostrou as atividades que vem sendo desenvolvidas pelo Comitê Mineiro do Escudo Azul.
Também fez parte da programação a exibição do filme Per Firenze, um documentário do diretor Franco Zeffirelli, sobre a grande enchente que atingiu a cidade de Florença em 1966. O outro filme, exibido e comentado pelo Sr. Antonio Mirabile, foi Défenseurs du patrimoine culturel, que mostra um treinamento com a simulação de incêndio do Castelo Chantilly na França.

Na parte final da tarde foi realizada uma reunião de trabalho com a presença de todos os presentes no evento. Nesse momento foi aprovada uma carta que será encaminhada ao Comitê Brasileiro do Escudo Azul, oficializando-se assim a criação do Comitê Regional Gaúcho do Escudo Azul. Também foram discutidos outros pontos, como a composição da equipe responsável pelo Comitê Regional, definindo-se que a coordenação será feita pelas professoras da UFPel Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski, e pelo Diretor do Museu Júlio de Castilhos, Sr. Joel Santana. Também foram definidas que as Sras. Maria úcia Ricardo Souto e Karine Dias Sehn, respectivamente do Arquivo do Estado do Rio Grande do Sul e Movimento Moinho Vive, desempenharão as atividades de Secretaría. Os outros pontos discutidos foram a definição da data de uma próxima reunião, a elaboração de uma página na internet e organização de um próximo evento.

A representatividade e repercussão do evento se traduzem nos números de inscritos. O público foi de aproximadamente 200 pessoas, formado por representantes de instituições, profissionais, estudantes e demais interessados em estabelecer uma proposta de trabalho efetiva e eficiente para concretizar importantes ações de preservação dos patrimônios culturais.

A realização do evento somente foi possível com a colaboração e parceria das seguintes pessoas e instituições:
– Professora Letícia Mazzuchi Ferreira, do curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPEL,
– Professores Sidnei Gonçalves e Lorena Gill, respectivamente diretor e vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas da UFPel;
– Professora Francisca Michelon, Coordenadora do Grupo PET Conservação e Restauro e os alunos Juliana Vergara, Fabiane Moraes, Veronica Coffy Bilhalba dos Santos e Micheli Afonso;
– Jeferson Salaberry e Keli Scolari, os técnicos de apoio do curso de Conservação e Restauro.
– Sr. Mogar Pagana, Xavier Superintendente de Cultura da Secretaria de Cultura de Pelotas
– Sr. Jose Carlos Bachettini, Vice-Reitor da UCPel;
– Sr. Cleiton Bierhals Decker, da Assessoria de Comunicação da UCPel;
– Sra. Lorete Matos, da Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul;
– Sra. Isabel Nogueira, Diretora do Conservatório de Música do UFPel e ao violonista Pedro Di Azz.
– Sr. Paulo Roberto Fonseca, da empresa de ônibus Expresso Embaixador;
– Sr. Junior Bertoldi, da empresa Doçuras de Pelotas.

Numero público prestigiou o evento

Gina Machado

Mirable

Izabel Nogueira e Pedro Di Azz

Publicado em 03/09/2011, na categoria Notícias.