I Encontro sobre ações de resgate de acervos culturais e implantação do Comitê Regional do Escudo Azul

No dia 04 de agosto de 2011 o Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da UFPEL irá realizar o I Encontro sobre ações de resgate de acervos culturais com a implantação do Comitê Regional do Escudo Azul.

O evento irá ocorrer no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas e conta com palestrantes do Brasil e do Exterior (ver divulgação e documentação para inscrição). Para participar do evento é necessário o preenchimento de ficha própria e envio da mesma para o e-mail escudoazulgaucho@gmail.com, que também pode ser utilizado para dúvidas e informações.

Os Cursos de graduação em Conservação e Restauro, Museologia e o Mestrado em Memória e Patrimônio da UFPEL, irão criar o Comitê Gaúcho do Escudo Azul, com sede na UFPEL. O Escudo Azul é uma organização internacional profissional independente, que trabalha em parceria com a UNESCO e mantém um programa internacional voltado à realização de ações que dêem respostas a situações de emergência que coloquem em risco o Patrimônio Cultural. O Escudo Azul tem sua sede internacional no International Council of Archives em Paris e equivale à Cruz Vermelha Internacional, neste caso, ele está voltado a preservação do Patrimônio Cultural em risco. A organização visa articular um movimento internacional dos países, objetivando a salvaguarda e proteção dos bens culturais no mundo.

A declaração da reunião dos comitês do Escudo Azul realizada em Haia em setembro de 2006 estabeleceu a criação de uma Associação dos Comitês Nacionais do Escudo Azul, dividindo as funções administrativas e de informação com as do Escudo Azul. Os Comitês do Escudo Azul têm sido criados em diversos países e trabalham pela conscientização dos perigos que sofre o patrimônio cultural.

O Comitê Brasileiro do Escudo Azul pode autorizar a criação de novos comitês em outros estados, sob a sua tutela, como órgão central sediado no Rio de Janeiro. O Brasil é o único país que está criando comitês regionais. O primeiro Comitê criado foi o Comitê Baiano do Escudo Azul na Universidade Federal da Bahia. O Comitê Paulista do Escudo Azul foi criado em dezembro de 2008 e, em novembro de 2010, foi criado o Comitê Mineiro do Escudo Azul, situado na UFMG. A página na web do Comitê Brasileiro do Escudo Azul está sediada no endereço www.escudoazul.arquivonacional.gov.br

A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPEL. Apoiam este evento a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), a Secretaria de Cultura Municipal de Pelotas, o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPEL, o Curso de Museologia do ICH/UFPEL, Grupo PET do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL e a UFPEL.

Obs: Para download  da ficha de inscrição click  em  “Download” .

“Download”

Publicado em 12/07/2011, na categoria Notícias.