Aluna do curso de Conservação e Restauro é premiada no IV Salão de Extensão da UFPel.

Nos dias 25, 26 e 27 de abril foi realizado no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) o IV Salão de Extensão e Cultura. Sete alunos do curso de Conservação e restauro participaram do evento apresentando suas atividades extensionistas.

Dentre os trabalhos apresentados estavam os resultados de projetos de restauração do acervo do Museu da Baronesa e de conservação e restauração de estuques e escaiolas de monumentos e prédios históricos da cidade de Pelotas e região.

O trabalho “GEPE – grupo de estudo e pesquisa em estuques” foi premiado em 1º lugar na categoria “Educação, Arte e Cultura”. A apresentação do projeto foi realizada pela aluna do 4º semestre do curso, Micheli Martins Afonso. Micheli relatou que o projeto objetiva auxiliar na proteção do Patrimônio Cultural de Pelotas e região mais especificamente dos bens integrados a monumentos edificados visando o estudo de estuques lustrados, aqui mais conhecidos por “escaiolas”. A criação da disciplina de conservação e restauro de estuques e o projeto de ensino “Restauro do estuque lustrado do corredor do prédio sede da Antiga Escola de Belas Artes”, bem como a criação do site do grupo, foram às primeiras ações executadas pelo GEPE, que articula para 2011 a inserção dos seus participantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam a comunidade local e acadêmica de forma interdisciplinar, visando a proteção desse patrimônio histórico integrado através do conhecimento, registro e divulgação das suas particularidades. O grupo realiza reuniões quinzenais para discussão de textos, com objetivo de nivelar conhecimentos, ampliar o vocabulário técnico e manter sempre atualizada a pesquisa bibliográfica enquanto mantém direcionadas as ações das pesquisas que já estão envolvidas neste projeto de extensão.

Os professores coordenadores do GEPE, Profa. Daniele Fonseca e Prof. Pedro Sanches salientam que o grupo é aberto à participação da comunidade acadêmica em geral, e convidam os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel a participarem das reuniões e projetos.
Mais informações sobre o GEPE, no site do grupo:  https://wp.ufpel.edu.br/estuques/

Alunos do Curso de Conservação e Restauro: Ângela Macalossi, Fábio Galli, Karen Caldas, Isabel Tourino, Fabiane Moraes, Micheli Afonso e Eduardo Medeiros

O Curso de Conservação e Restauro parabeniza a todos pela participação e os resultados importantes obtidos pelos docentes e discentes na extensão universitária!

Publicado em 03/05/2011, na categoria Notícias.