VISITAS TÉCNICAS EM INSTITUIÇÕES DO RIO DE JANEIRO

Entre os dias 11 e 15 de abril um grupo de oito alunos, o Técnico em Restauração Jeferson Salaberry e a Professora Silvana Bojanoski, do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, realizaram visitas técnicas em instituições culturais da cidade do Rio de Janeiro.

A viagem teve como objetivo conhecer as instituições e seus acervos, presenciar atividades práticas e procedimentos de digitalização e microfilmagem, visitar espaços de preservação, laboratórios de conservação e restauração, áreas de exposição, de guarda e reservas técnicas.

O roteiro, previamente programado e agendado pela Professora Silvana Bojanoski, incluiu as seguintes instituições: Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Real Gabinete Português de Leitura, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museus de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto Moreira Salles. Também foram feitas visitas a um atelier particular, o Atelier de Pintura de Marilka Mendes, e ao o projeto “Atelier Aberto de Restauro”, localizado no Palácio Capanema, que está restaurando os Painéis Guerra e Paz do artista Candido Portinari.

Essas visitas técnicas possibilitaram uma experiência importante e enriquecedora para a formação profissional dos alunos e profissionais envolvidos, pois tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com inúmeros profissionais que atuam na preservação, organização e recuperação de acervos diversos.

Os alunos que participaram da viagem pretendem compartilhar com os colegas do curso as suas experiências com as instituições visitadas, através de um seminário que deverá ser apresentado nos próximos dias.

Biblioteca Nacional, conversa com o Coordenador de Preservação Jayme Spinelli.

Biblioteca Nacional, visitando a seção de preparo dos documentos para microfilmagem.

O grupo do Curso de Conservação e Restauro no Real Gabinete Português de Leitura.

Projeto Guerra e Paz – Atelier Aberto de Restauro – conversa com os coordenadores técnicos, os Restauradores Edson Motta Jr e Cláudio Valério Teixeira.

Atelier Marilka Mendes, as Restauradoras Ana e Teresa mostrando obra em processo de restauração.

Publicado em 01/05/2011, na categoria Notícias.