Início do conteúdo
Matrícula especial

Definição
A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado.

A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.

Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

Como solicitar
A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:

I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;
II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu Solicitação de matrícula especial, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;
III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;
IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.
V – O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

Clique aqui para um tutorial detalhado

Fluxograma

ResponsávelProcedimento
Discente– Solicitar matrícula especial no COBALTO.
Colegiado de curso de origem– Avaliar a solicitação do discente, autorizando-a ou não.
Colegiado do curso da disciplina pretendida– Na hipótese de autorização na etapa anterior, avaliar a solicitação do discente, registrando-a no Cobalto caso seja aceita.
Discente– Consultar em quais componentes curriculares foi matriculado.