Início do conteúdo
Matrícula especial

Definição
A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado.
A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.
Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

Como solicitar
A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:
I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;

II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;

III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;

IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.

Novas normas foram definidas no Parecer Normativo nº 49.2021 para a matrícula no a Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial.

 

Clique aqui para um tutorial detalhado

 

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar matrícula especial no COBALTO.
2 Colegiado do curso de origem – Avaliar a solicitação do discente, autorizando-a ou não.
3 Colegiado do curso com a disciplina pretendida – Na hipótese de autorização na etapa anterior, avaliar a solicitação do discente, registrando-a no Cobalto caso seja aceita.