Início do conteúdo
Formas de ingresso

Ingresso na Graduação

O SiSU a principal forma de ingresso na UFPel. É preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e realizar a inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O PAVE é o vestibular seriado da UFPel. São realizadas provas ao final de cada ano do ensino médio. No PAVE, 90% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas.

Vestibulares especiais são realizados para atender públicos ou cursos específicos. Entre eles:

  • Comunidades quilombolas e indígenas
  • Curso de Educação Especial Inclusiva
  • Curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade
  • Curso de Letras Libras / Literatura Surda
  • Curso de Medicina Veterinária

Portador de diploma é a possibilidade de fazer uma segunda graduação, para quem já possui diploma de nível superior.

Reingresso no curso é a forma de retornar ao mesmo curso da UFPel, para quem abandonou ou cancelou a matrícula.

Reopção de curso é a mudança interna de curso ou turno, para quem está matriculado ou em trancamento na UFPel.


Reopção compulsória é a mudança de curso administrativa para estudantes com deficiência (por adaptação) ou de cursos em extinção.

Retomada de estudos é a forma de voltar aos estudos, para quem cancelou ou abandonou um curso de graduação.

Transferência voluntária é a mudança de curso para a UFPel de estudantes vinculados em outra instituição de ensino superior.


Transferência compulsória é um direito para servidores públicos federais (e seus dependentes) transferidos por necessidade de serviço.

A Nota do ENEM permite utilizar a nota dos últimos cinco anos para concorrer a vagas que não foram preenchidas.

O Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) é a forma de ingresso para estudantes de países conveniados que desejam fazer sua graduação no Brasil.

Regime Especial permite que pessoas da comunidade cursem disciplinas isoladas nos cursos de graduação. O número de matrículas é limitado e não configura vínculo com os cursos da instituição.

O Vestibular é a principal forma de ingresso nos cursos a distância.  A oferta de vagas e polos não é regular, por isso é essencial acompanhar a publicação de novos editais.

Portador de diploma é a possibilidade de fazer uma segunda graduação, para quem já possui diploma de nível superior. A oferta de vagas e polos não é regular, por isso é essencial acompanhar a publicação de novos editais.