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  • Confira aqui a proposta de Metodologia de Constituinte

    Uma comissão elaborou proposta de consenso sobre a metodologia que será submetida ao CONSUN, visando o processo constituinte da UFPel. A proposta foi apresentada a representações da comunidade acadêmica.

    O documento que regulamenta o processo de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional, do Estatuto e do Regimento Geral da UFPel, foi construído a partir das propostas apresentadas junto ao Conselho Universitário pela gestão da Universidade e pelos professores Sidney Gonçalves Vieira, do ICH, e Ricardo Fiegenbaum, do CLC.

    A comissão, durante visitas a representações da comunidade, realizadas em junho, anotou sugestões e tentou dirimir dúvidas. “A ideia é divulgar a proposta, ampliando as discussões”, observou a assessora da Reitoria, professora Lorena Almeida Gill.

    A comunidade universitária terá a oportunidade de debater a proposta na terça-feira, dia 26 de agosto, às 19h, no Ginásio da AABB. Para tanto, as atividades acadêmicas serão suspensas a partir das 18h deste dia.

    Constituinte Universitária – Proposta de Regulamento de Constituinte

  • Próximo debate será no dia 19

    A Coordenação de Processos Participativos (CPP) está informando o próximo debate sobre os temas que envolvem a Constituinte Universitária.

    Tema: O Perfil do Docente e do Técnico Administrativo em Educação e a Política de Desenvolvimento Profissional.

    Data: 19 de agosto, terça-feira

    Hora: 19h

    Local: Auditório da Faculdade de Direito

    Palestrantes: Hilbert David (IF Sul-Riograndense) e Gibran Jordão (FASUBRA), ambos confirmados.

    Na continuidade, encerrado este ciclo de debates temáticos, estão previstas as seguintes atividades, aprovadas pelo Conselho Universitário:

    De 18 a 22.08 – Mobilização da Comunidade, com ampla divulgação das atividades relacionadas à Constituinte Universitária.

    Dia 26.08 – (terça-feira) – Debate da Comunidade Acadêmica sobre Metodologia do Processo Constituinte

    Local : Ginásio da AABB, às 19h, com suspensão das atividades na UFPel.

    Dia 28.08 – (quinta-feira) – Debates sobre Metodologia do Processo Constituinte, nas Unidades Acadêmicas em turno e horário a ser definido em cada uma delas, devendo ser suspensas as atividades.

    Dia 01.09 – (segunda-feira) – Reunião do Conselho Universitário para apreciar a proposta de Metodologia do Processo Constituinte.

  • A Constituinte em quadrinhos

    Num trabalho conjunto do Núcleo de Desenho e Quadrinhos do Centro de Artes e da Coordenação de Comunicação Social, foi lançada uma história em quadrinhos que trata sobre a Constituinte Universitária. A publicação objetiva esclarecer sobre o que é Constituinte e mobilizar a comunidade em torno do tema. Clique no arquivo Constituinte(1)  para ler. A HQ impressa será distribuída na comunidade no começo do segundo semestre letivo, em agosto.

  • Estrutura e gestão da universidade são temas de quinto debate

    DSC_7665Na última terça-feira (15), ocorreu mais um encontro do Ciclo de Debates da Constituinte Universitária. O quinto tema abordado foi A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica e teve como debatedores o filósofo e pedagogo brasileiro Dermeval Saviani (Unicamp) e o professor Roberto Leher (UFRJ).

    Saviani deu início a sua apresentação parabenizando a Universidade pela iniciativa de repensar a sua estrutura e contextualizando sobre os modelos de universidade e o panorama da universidade em termos gerais. Entre os pontos abordados, o regime de crédito, a departamentalização, a mudança do regime anual para o semestral. De acordo com Saviani, todos esses aspectos devem ser considerados no processo de Constituinte, tendo em vista que refletem diretamente na qualidade do ensino. “Muitas vezes a qualidade vai sendo colocada de lado em troca de uma produtividade maior”, disse.

    Em sua fala, o professor Roberto Leher ressaltou alguns tópicos abordados pelo professor Dermeval Saviani e deu prioridade ao tema da autonomia universitária, mostrando o contexto da criação do conceito de autonomia e a evolução no Brasil desde o momento que ela tornou-se constitucional.

    De acordo com o professor, para que a universidade possa chegar aos seus fins de produção e distribuição de conhecimento é necessário que ela tenha autonomia administrativa que deve estar de acordo com os outros artigos da Constituição. Sobre o estatuto, Leher citou a necessidade de pensar em formas democráticas para a instituição de uma nova lei. “Garantir o processo democrático na criação do estatuto é dar a luz a autonomia universitária”, finalizou.

    Ouça os áudios do debate no link.

  • A Articulação Entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa

    A Articulação Entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa foi tema do quarto debate do Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária. As atividades fazem parte de uma série de ações que visam esclarecer a comunidade acadêmica sobre os que é a Constituinte e aprofundar alguns assuntos que compõe o contexto da mudança pela qual a Universidade passará durante o processo.

    O debate ocorreu no dia 11 de julho, no auditório da Faculdade de Direito e teve como debatedores os professores da UFPel, Cesar Victora, e da PUC/RS,  Jorge Audy (PUC-RS). O professor Jorge Audy foi o primeiro a fazer a apresentação do tema falando sobre a Inovação na Educação e os cenários da Educação Superior no século XXI. O professor deu início a sua fala contextualizando um pouco a história do Ensino, Pesquisa e Extensão, falando um pouco sobre a evolução dentro do contexto histórico, a globalização, Política públicas, sustentabilidade, novas tecnologias, colocando como os grandes desafios da Educação Superior os chamados 3 “Is”, a Inovação, a Interdisciplinaridade e a Internacionalização das Universidades.

    Para ele, o novo papel da Universidade é expandir o seu foco tradicional na formação e capacitação agregando à sua missão a atuação direta no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social da sociedade. “Precisamos aliar a tradição com a inovação e inovação está ligada ao contexto”, disse, explicando que a inovação é a exploração de novas ideias com sucesso, pressupondo a realização de ações. “Inovação é mudar a realidade, é interação com a sociedade”, afirmou.

    Já o professor Cesar Victora, falou um pouco sobre o contexto da Universidade  dentro do tema proposto. O professor exemplificou algumas ações com as pesquisas realizadas na Epidemiologia que contribuíram para mudar políticas de saúde pública nacional e internacional, como as pesquisas que modificaram as recomendações internacionais sobre o aleitamento materno exclusivo e que diminuíram consideravelmente a mortalidade infantil. Outra inovação da Epidemiologia da UFPel foi a criação de novas curvas de crescimento infantil para a Organização Mundial de Saúde, adotadas em 140 países.

    Victora defende que existe a necessidade da cobrança de trabalho e produção para que a Universidade desenvolva tanto o ensino e a pesquisa como a extensão, mas que tudo deve ser flexibilizado. “A Universidade deve ter um saldo médio entre os três, mas alguns  podem fazer mais pesquisa, outros mais extensão”, disse.

    Ouça os áudios no link.

    Próximo Debate

    O próximo debate ocorrerá nesta terça-feira (15), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito e contará com a presença do filósofo e pedagogo brasileiro, Dermeval Saviani (Unicamp) e Roberto Leher (UFRJ). O tema do quinto Debate será A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica.

  • Ciclo de Debates sobre a Constituinte tem sequência nesta terça(15)

    constituinte-120x120Tem continuidade nesta terça-feira(15), às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito, o Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária. O tema será A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica, a ser desenvolvido pelos conceituado docentes Dermeval Saviani (Unicamp) e Roberto Leher (UFRJ).

    Dermeval Saviani possui graduação em Filosofia (1966) e doutorado em Filosofia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da Unicamp; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da Unicamp. É professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas,  onde atualmente atua em pesquisa e desenvolvimento, ensino. Professor Emérito da Unicamp, Pesquisador Emérito do CNPq e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

    Entre seus projetos de pesquisa, figuram: Reconstrução histórica da escola pública no Brasil (1870-1996), O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica e teórica, História das Idéias Pedagógicas no Brasil, e A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

    Roberto Leher é Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha Políticas e Instituições Educacionais. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação, com ênfase em educação superior e organismos internacionais e na área trabalho, educação e movimentos sociais. Coordenou a seção Brasil do Observatório Social da América Latina do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) 2002-2012.

    Entre 2004 e 2009 coordenou o “Outro Brasil – Projeto Acompanhamento e Análise da Conjuntura Brasileira”, auspiciado pelo Instituto Rosa Luxemburgo. No período 2004-2007 coordenou o Grupo de Trabalho “Universidad y Sociedad” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). É professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes,.representante eleito dos Professores Titulares do CFCH-UFRJ no Conselho Universitário da UFRJ (2013-2017). Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012) e pesquisador do CNPq.

  • Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária segue nesta sexta(11)

    Constituinte-Facebook-11jul-flatO Ciclo de Debates da Constituinte segue no próximo dia 11 de julho, às 19h, no auditório da Faculdade de Direito, com o tema A articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa. Os convidados são o professor da UFPel, Cesar Gomes Victora, e o professor da PUC-RS, Jorge Luis Nicolas Audy.

  • Terceiro Debate sobre a Constituinte tem como tema a ampliação do acesso e a permanência na Universidade

    DSC_6653aO Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária teve sequência na noite desta quarta-feira (2), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito. Os palestrantes Vilmar Alves Pereira, da Furg, Raul Ceretta Nunes, da UFSM, e Luis Carlos Lucas, aposentado da UFPel conversaram com a comunidade acadêmica sobre O Desafio da Ampliação do Acesso e da Permanência com Qualidade Acadêmica, no terceiro debate previsto nas atividades. Em geral, as falas dos debatedores ressaltaram a importância da criação de políticas para evitar a evasão.

    O professor Raul Ceretta destacou dados sobre a diferença no elevado número de inscrições nos processos seletivos para o número de vagas. “Há uma demanda reprimida, o que justifica as metas de ampliação nas vagas do ensino superior”, disse. Sobre a permanência na Universidade, Ceretta destacou vários aspectos que interferem na evasão, chamando a atenção para o fato de que a Universidade deve se estruturar para oferecer uma instituição e cursos de excelência. Durante sua explanação, o professor mostrou dados sobre os números de evasão. “O sistema de cotas não impacta nos números da evasão”, disse

    Luis Carlos Lucas abordou aspectos genéricos relacionados com o problema de expansão e permanência com a contextualização histórica das políticas e dos modelos de Educação. Para Lucas, a expansão do ensino superior não teve como preocupação a qualidade do Ensino. O professor reconhece o crescimento no número de matrículas, mas acredita que o crescimento foi baixo para a necessidade existente e foi maior na iniciativa privada.

    Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Furg, Vilmar Alves Pereira, a expansão de vagas no ensino superior possibilitou o ingresso da classe trabalhadora na Universidade, mudando o perfil do estudante. Para ele, o novo perfil exige novas práticas dentro da Universidade. O pró-reitor defende que uma das grandes mudanças para garantir a permanência é fornecer, além das condições básicas (alimentação e transporte), projetos visando a melhoria do desempenho acadêmico e a integração universitária.

    O Ciclo de Debates da Constituinte segue no próximo dia 11 de julho, às 19h, no auditório da Faculdade de Direito, com o tema A articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa. Os convidados são o professor da UFPel, Cesar Victora, e o professor da PUC-RS, Jorge Audy.

     

  • O Desafio da Ampliação do Acesso e da Permanência com Qualidade Acadêmica é o tema do Debate sobre a Constituinte

    Facebook (504x504px)_Ciclo de Debates Constituinte (02JUL)-FLAT (1)O Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária terá sequências na noite desta quarta-feira (2), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito. Os palestrantes Vilmar Alves Pereira, da Furg, Raul Ceretta Nunes, da UFSM, e Luis Carlos Lucas, aposentado da UFPel conversarão com a comunidade acadêmica sobre O Desafio da Ampliação do Acesso e da Permanência com Qualidade Acadêmica, no terceiro debate previsto nas atividades.

    O próximo encontro está marcado para o dia 11 de julho, às 19h, no auditório da Faculdade de Direito e terá como tema A articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa. Os convidados são o professor da UFPel, Cesar Victora, e o professor da PUC-RS, Jorge Audy.