A Articulação Entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa

A Articulação Entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa foi tema do quarto debate do Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária. As atividades fazem parte de uma série de ações que visam esclarecer a comunidade acadêmica sobre os que é a Constituinte e aprofundar alguns assuntos que compõe o contexto da mudança pela qual a Universidade passará durante o processo.

O debate ocorreu no dia 11 de julho, no auditório da Faculdade de Direito e teve como debatedores os professores da UFPel, Cesar Victora, e da PUC/RS,  Jorge Audy (PUC-RS). O professor Jorge Audy foi o primeiro a fazer a apresentação do tema falando sobre a Inovação na Educação e os cenários da Educação Superior no século XXI. O professor deu início a sua fala contextualizando um pouco a história do Ensino, Pesquisa e Extensão, falando um pouco sobre a evolução dentro do contexto histórico, a globalização, Política públicas, sustentabilidade, novas tecnologias, colocando como os grandes desafios da Educação Superior os chamados 3 “Is”, a Inovação, a Interdisciplinaridade e a Internacionalização das Universidades.

Para ele, o novo papel da Universidade é expandir o seu foco tradicional na formação e capacitação agregando à sua missão a atuação direta no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social da sociedade. “Precisamos aliar a tradição com a inovação e inovação está ligada ao contexto”, disse, explicando que a inovação é a exploração de novas ideias com sucesso, pressupondo a realização de ações. “Inovação é mudar a realidade, é interação com a sociedade”, afirmou.

Já o professor Cesar Victora, falou um pouco sobre o contexto da Universidade  dentro do tema proposto. O professor exemplificou algumas ações com as pesquisas realizadas na Epidemiologia que contribuíram para mudar políticas de saúde pública nacional e internacional, como as pesquisas que modificaram as recomendações internacionais sobre o aleitamento materno exclusivo e que diminuíram consideravelmente a mortalidade infantil. Outra inovação da Epidemiologia da UFPel foi a criação de novas curvas de crescimento infantil para a Organização Mundial de Saúde, adotadas em 140 países.

Victora defende que existe a necessidade da cobrança de trabalho e produção para que a Universidade desenvolva tanto o ensino e a pesquisa como a extensão, mas que tudo deve ser flexibilizado. “A Universidade deve ter um saldo médio entre os três, mas alguns  podem fazer mais pesquisa, outros mais extensão”, disse.

Ouça os áudios no link.

Próximo Debate

O próximo debate ocorrerá nesta terça-feira (15), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito e contará com a presença do filósofo e pedagogo brasileiro, Dermeval Saviani (Unicamp) e Roberto Leher (UFRJ). O tema do quinto Debate será A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica.

Publicado em 14/07/2014, na categoria Sem categoria.