7 casas por Helene Sacco

A artista e pesquisadora Helene Gomes Sacco apresenta 7 casas como tema de sua fala no projeto 7 artes que curam: casa encontrada; casa de papel; casa de vidro; casa pensamento; casa moventes; casa raiz; e casa viva.

Helene é doutora em Arte Visuais, na linha de pesquisa em Poéticas Visuais no PPGAV/UFRGS em 2014 com a orientação da Profa. Dra. Elida Tessler. Possui Mestrado em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS em 2009. Especialização e Didática e Metodologia de Ensino Superior, pela UNESC em 2004.Tem Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas em 1999. Atualmente é professora e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAVI,no Mestrado em Artes Visuais e professora em cursos do graduação na área tridimensional, em disciplinas de Percepção Tridimensional e Espacial, na modalidade Licenciatura e Bacharelado; Design gráfico e digital na UFPEL/Pelotas-RS.

Atua como pesquisadora nos seguintes temas: Objeto, desenho e palavra, com ênfase de pesquisa em objetos cotidianos, invenções e (re)fabricações, inventários ordinários e relações entre arte e literatura em trabalhos que articulam desenho, fotografia, objetos e publicações, que buscam através de um tom ficcional pensar sobre a produção de objetos, sua implicação nos modos de vida, questionando a obsolescência programada, a vida das coisas e a durabilidade do mundo. Coordena o Projeto de Pesquisa chamado Lugares-livro: dimensões poéticas e materiais desde 2013, pesquisa que procura pensar os livros e publicações artísticas como lugar de experiência crítica, estética e poética. Coordena também o projeto de pesquisa OBJETOCOISA: reflexões sobre a criação e produção de materialidade na arte, que busca refletir sobre processos de criação que envolvam a produção de objetos, a crítica à materialidade e análise de sua influência no meio e na experiência.

Assista 7 casas na plataforma IGTV do projeto 7 artes que curam.

Publicado em Extensão, Notícias, Vídeo.