“Histórias da aids como paradigma para histórias da arte” no Seminário Leituras do Presente

O Seminário Leituras do presente apresenta na próxima quinta, dia 18/08/2022 às 19h, a palestra “Em transe: considerações sobre processos criativos e curadoria”, com o prof. Dr. Ricardo Ayres (UFPEL).

A presente palestra discute o impacto da aids nos anos 1980 e 1990 como um elemento importante para o campo cultural, privilegiando o debate sobre as artes visuais e as questões que atravessam a arte contemporânea. Na direção de um debate historiográfico que privilegia a diferença, a dissidência e o corpo, serão apresentados cruzamentos entre a epidemia e a arte, contemplando o recente interesse pelo assunto, manifesto, por exemplo, pela realização de diversas exposições sobre o tema na atualidade.

 

RICARDO AYRES

Doutor e Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, bacharel em Artes Visuais pela FURG, com mobilidade acadêmica no curso de Antropologia no ISCSP, Lisboa. Professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Participa dos grupos de pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos (UFPEL), Deslocamentos da Fotografia na Arte (UFRGS) e Apagamentos da memória na arte (UFRGS). Membro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Artista visual. Seus interesses de pesquisa orbitam a arte contemporânea e suas interseções com o corpo, o HIV/aids, a sexualidade e o cotidiano.

Publicado em Notícias.