Seminário Leituras do Presente apresenta “Em transe: considerações sobre processos criativos e curadoria”, com Laura Cattani e Munir Klamt

A próxima sessão do Seminário Leituras do presente se realiza na próxima quinta, dia 30/06/2022 às 19h, com a presença da Profa. Dra. Laura Cattani (UFPEL) e do Prof. Dr. Munir Klamt (UFRGS), que dialogam sobre o tema “Em transe: considerações sobre processos criativos e curadoria”.

Um dos raros consensos que nos cercam é o de que vivemos em tempos sombrios. A terceira década do segundo milênio se apresenta como um enigma ansiogênico que simultaneamente nos convoca a interpretá-la e nos empurra, nos leva desorientados rumo ao desconhecido.

Entender seu tempo é tarefa árdua, só o passado é generoso ao se tornar menos turvo e nos fazer acreditar que podemos envolvê-lo em uma narrativa coerente. Transe nasce dessa ferida ainda aberta do agora para falar do presente: partindo das palavras que regem a 13. Bienal – trauma, sonho e fuga – elegemos a segunda como guia. O transe é este sonho desperto, estado intermediário entre o indivíduo e o coletivo, entre as palavras e os símbolos, entre o presente e o percurso da espécie que se apresenta – talvez como um oráculo, talvez em metadados de futuros possíveis.
Transe é uma mostra que compõe a 13a Bienal do Mercosul, cuja constituição seguiu um formato inédito: a partir de uma chamada aberta a artistas do mundo inteiro, foram selecionados projetos a serem desenvolvidos e realizados com acompanhamento curatorial. Laura Cattani e Munir Klamt, que vem fazendo a mentoria destes trabalhos, vão falar sobre este processo, suas descobertas e desafios, a relação entre processos criativos artísticos, produção e curadoria.

Laura Cattani é artista, curadora e pesquisadora, Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS com doutorado-sanduíche na UPJV (França), indicada ao Prêmio Capes de Tese 2018, e pós-doutorado no PPGAV/Unb. É professora substituta no Centro de Artes da UFPel, onde coordena a Galeria A Sala. Realizou exposições sob o pseudônimo Ío em diversas cidades do Brasil bem como Uruguai, Argentina e França. Sua obra compõe o acervo de instituições como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Fundação Vera Chaves Barcellos, Coleção Casa Niemeyer, Museu de Arte do Rio de Janeiro, MARGS e MAMAM. Idealizadora do Instituto Cultural Torus, por meio do qual atua como agente cultural para promover a difusão e valorização da Arte Contemporânea como instrumento para reflexão, questionamento e transformação, e vem desenvolvendo projetos inovadores. É curadora adjunta da 13 Bienal do Mercosul.

Munir Klamt é artista, curador e pesquisador, Doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Sua Tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017. Realizou Pós-Doutorado na UnB. É professor do Instituto de Artes da UFRGS na área de Arte e Tecnologia. Compõe o comitê curatorial do MARGS. É vice coordenador da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Realizou exposições sob o pseudônimo Ío em diversas cidades do Brasil bem como Uruguai, Argentina e França. Sua produção foi premi-ada com o Prêmio Especial do Júri no IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Melhor Exposição no 2º Prêmio IEAVi; Prêmio Destaque em Mídias Tecnológicas do III Prêmio Açorianos de Artes Plás-ticas; Menção Honrosa nos 1º e 4º Prêmios IEAVI e dez indicações ao Prêmio Açorianos, dentre elas ao Prêmio do Júri por sua trajetória artística, foi indicado ao Prêmio Pipa em 2018. Sua obra compõe o acervo de instituições como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Fundação Vera Chaves Barcellos, Coleção Casa Niemeyer, Museu de Arte do Rio de Janeiro, MARGS e MAMAM. É curador adjunto da 13 Bienal do Mercosul.

Publicado em Notícias com as tags , , , .