Janela indiscreta (1954) no Photographein Podcast

O segundo episódio da primeira temporada do Photographein podcast, em que se exploram os diálogos entre a obra do pintor estadunidense Edward Hopper e o Cinema, discute o filme “Janela Indiscreta” (Rear Window, 1954), do diretor inglês Alfred Hitchcock.

O episódio apresenta características do filme que remetem à obra do pintor, principalmente o elemento do voyeur. Foram destacadas também outras possíveis relações que podem ser feitas entre outros filmes de Hitchcock com as pinturas de Hopper, além da abordagem sobre figurino a partir da personagem interpretada pela atriz Grace Kelly, e suas características relativa ao período.

Pesquisa: Tatiana Brandão
Pauta e roteiro: Claudia Brandão, Guilherme Sirtoli, Raphael Scholl e Tatiana Brandão
Produção: Claudia Brandão, Guilherme Sirtoli e Tatiana Brandão
Edição: Claudia Brandão, Dhara Carrara e Tatiana Brandão
Música: “Rhapsody in Blue” de George Gershwin

Escute Photographein podcast – Edward Hopper e o Cinema: Janela indiscreta

REFERÊNCIAS:

LAING, Olivia. A Cidade Solitária: Aventuras na Arte de Estar Sozinha. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.
MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema In BRAUDY, Leo; COHEN, Marshall (ed.). Film Theory and Criticism: Introductory Readings: Fifth Edition. New York/Oxford: Oxford University Press, 1999.
TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WALLIS, Lola. Edward Hopper and Film: The Interdisciplinary of his art and the cinema. Dissertation. University of Bristol, 2015.

Textos de Sites e Blogs:

A Mirada Implacável de Edward Hopper (Blog Cores e Matizes):
The Fascinating Story of the House Behind The Bates Mansion In Hitchcock’s 1960 Classic (Site Dusty Old Thing)
Alfred Hitchcock, Edward Hopper and “Shadow of a Doubt” (Site Alfred Hitchcock Geek):
Viewing Edward Hopper Through The Rear Window (Site Alfred Hitchcock Geek):
Hitchcock’s Most Hopperesque Film: “Psycho” (Site Alfred Hitchcock Geek):
Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação (Site do evento Intercom)

Documentários:

Hitchcock / Truffaut. Dir. Kent Jones. França / EUA, 2015.
Pure Cinema: Throught the Eyes of the Master. Dir. Gary Leva. EUA, 2008.
Rear Window Ethics: Remembering and Restoring a Hitchcock Classic. Dir. Laurent Bouzereau. EUA, 2000.

Publicado em Cinema, Notícias, Podcast.