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Apresentação

COORDENAÇÃO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE (CFC) juntamente com a CONTADORIA GERAL (CONTGER) tem como finalidade efetuar as atividades necessárias para o controle, execução  e acompanhamento das despesas da UFPel, mantendo os devidos registros contábeis de forma a refletirem os atos e fatos ocorridos na instituição, garantindo a execução financeira da despesa com transparência e observância dos Princípios Contábeis e da Administração Pública. Assim, fornece aos gestores informações relevantes para subsidiar a tomada de decisão, bem como para atender à legislação vigente e aos órgãos de controle governamental interno e externo. Ademais, emite-se diárias e passagens, garantindo o deslocamento de servidores e colaboradores para que esses possam desempenhar suas atividades em prol da UFPel.

ORGANOGRAMA

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

Coordenação de Finanças e Contabilidade (CFC):

  • Coordenar a gestão financeira da UFPel, obedecendo aos preceitos legais vigentes;
  • Auxiliar e acompanhar a prestação de contas anual da instituição;
  • Atender as solicitações de auditoria perante o Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Auditoria Interna.

Contadoria Geral (CONTGER):

  • Cumprir os normativos da Administração Pública, tais como a lei 4.320/64, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Normas Brasileiras de Contabilidade, Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), entre outros;
  • Realizar a conformidade Contábil mensalmente, acompanhando a escrituração contábil dos atos e fatos na entidade;
  • Levantar Balancetes de verificação de forma analítica e/ou sintética;
  • Elaborar as Demonstrações Contábeis e suas respectivas Notas Explicativas trimestralmente para envio a STN;
  • Elaborar anualmente as Demonstrações Contábeis, Notas Explicativas e Declaração do Contador para compor a Prestação de Contas Anual (Relatório de Gestão);
  • Assessorar e orientar as demais unidades da Coordenação de Finanças e Contabilidade;
  • Subsidiar com informações contábeis, financeiras, orçamentárias, patrimoniais e de controle as demais áreas estratégicas da UFPel;
  • Regularizar a situação fiscal do órgão junto à União, Estado e Município;
  • Atender às demandas dos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação vigente.

Núcleo Financeiro (NUFINC):

  • Coordenar órgãos ligados ao setor;
  • Conferir notas de lançamento financeiro e outros documentos correlatos;
  • Conferir disponibilidade financeiras e conciliar contas bancárias, contatando a rede;
  • Conferir, diariamente, relatórios de ordem bancária para assinatura do Ordenador de Despesa e do Gestor Financeiro;
  • Conferir a liquidação das obrigações tributárias;
  • Efetuar pagamentos da Instituição;
  • Emitir, diariamente, relatórios para envio ao Banco do Brasil;
  • Responsabilizar-se pela regularidade mensal da conformidade dos operadores e executar outras atividades correlatas.
  • Cadastrar contas bancárias de fornecedores;
  • Controlar mensalmente a receita;
  • Registrar a execução orçamentária, financeira, patrimonial e de controle;
  • Analisar e conferir os processos de pagamentos, notas fiscais de fornecedores, saldos de empenho;
  • Identificar restos a pagar;
  • Escriturar contabilmente contratos firmados;
  • Controlar garantias contratuais;
  • Analisar contabilmente processos de pagamento;
  • Executar atividades correlatas.

Seção Contábil (SCONT):

  • Auxiliar na elaboração das demonstrações contábeis da UFPel no Balanço Geral da União;
  • Contabilização de folha de pagamento;
  • Acompanhar o plano de contas e a contabilização da receita/despesa;
  • Auxiliar na execução orçamentária, financeira, patrimonial e de controle;
  • Contabilizar as baixas conforme relatório mensal do almoxarifado (RMA) e executar as devidas conciliações;
  • Acompanhar mensalmente a conformidade contábil registrada pelo Contador Responsável pelo Órgão;
  • Auxiliar na conciliação e acompanhamento de diversas contas orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de controle no balancete;
  • Contabilizar as entradas e saídas conforme relatório mensal de bens (RMB), fazendo as devidas conciliações entre o sistema patrimonial e o SIAFI;
  • Auxiliar na prestação de contas anual.

Seção de Liquidação da Despesa (SLD):

  • Contabilizar as despesas que não possuem contratos continuados, tais como: aquisição de materiais, prestação de serviços, autônomos, bolsas, auxílio funeral, entre outros;
  • Registrar as notas fiscais de tomador de serviços no sistema da Prefeitura Municipal de Pelotas;
  • Realizar a emissão e acompanhamento do saldo de empenhos;
  • Registrar e fazer a conferência quanto a utilização do cartão de Suprimento de Fundos.

Seção de Análise e Registro Contábil de Contratos (SARCC):

  • Registrar e controlar os saldos das contas de contratos;
  • Contabilizar as despesas com contratos continuados;
  • Registrar e controlar as apólices de seguros referente a contratos;
  • Registrar e contabilizar a liberação de depósito caução referente a contratos;
  • Registrar as notas fiscais de tomador de serviços no sistema da prefeitura.

Seção de Pagamentos (SPAG):

  • Realizar pagamentos para fornecedores, alunos e servidores incluídos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI;
  • Conferir a regularidade fiscal bem como notificar empresas ou órgãos quando necessário;
  • Liquidar e realizar pagamentos de Convênios – SICONV e Diárias e passagens – SCDP;
  • Controle e regularização de ordem bancárias canceladas;
  • Atendimento ao público com informações sobre previsão de pagamento ou regularização de dados bancários;
  • Auxiliar na execução e conferência da folha de pagamento;
  • Oficiar aos bancos a liberação de valores em contas vinculadas solicitadas pelas empresas terceirizadas, bem como prestar informações sobre os saldos dessas contas;
  • Executar demais atividades relacionadas ao pagamento.

Seção de Diárias e Passagens (SDP):

  • Realizar a gestão setorial do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP);
  • Gerenciar usuários (novos cadastros e alterar já existentes), atualizar tabelas básicas (pessoas, cidades, instituições), inserir mensagens no sistema e solicitar suporte à Gestão Central;
  • Assessorar proponentes, autoridade superior e ordenador de despesas no SCDP, verificando se os processos possuem as informações e documentações corretas em todas as etapas (cadastramento da viagem, emissão de passagens aéreas, execução financeira e prestação de contas/devolução de valores) e se estão de acordo com a legislação vigente;
  • Dar suporte aos usuários do SCDP presencialmente e à distância, auxiliando-os quanto ao cadastramento de viagens, estimativa dos valores de diárias e passagens, emissões de bilhetes aéreos e devoluções de valores e prestações de contas;
  • Atuar como solicitantes de viagens e passagens no âmbito da Pró-Reitoria Administrativa;
  • Emitir, reforçar e anular empenhos de Diárias e Passagens rodoviárias no SIAFI, conforme créditos disponibilizados pela Superintendência de Orçamento e Gestão de Recursos – SOR, além de cadastrá-los e fazer a atualização dos tetos superior e setorial no SCDP;
  • Gerenciar e emitir vouchers para as emissões e renovações de certificados digitais pela empresa Digisec, além de atestar notas fiscais da referida empresa, fiscalizando os serviços prestados;
  • Verificar prestações de contas pendentes no SCDP e cobrar providências;
  • Emitir relatórios de Diárias e Passagens, responder questões de auditoria, submeter pareceres e propor soluções à problemas identificados.