Início do conteúdo
Apresentação

COORDENAÇÃO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE (CFC) juntamente com a CONTADORIA GERAL (CONTGER) tem como finalidade efetuar as atividades necessárias para o controle, execução  e acompanhamento das despesas da UFPel, mantendo os devidos registros contábeis de forma a refletirem os atos e fatos ocorridos na instituição, garantindo a execução financeira da despesa com transparência e observância dos Princípios Contábeis e da Administração Pública. Assim, fornece aos gestores informações relevantes para subsidiar a tomada de decisão, bem como para atender à legislação vigente e aos órgãos de controle governamental interno e externo. Ademais, emite-se diárias e passagens, garantindo o deslocamento de servidores e colaboradores para que esses possam desempenhar suas atividades em prol da UFPel.

ORGANOGRAMA

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

Coordenação de Finanças e Contabilidade (CFC):

  • Coordenar a gestão financeira da UFPel, obedecendo aos preceitos legais vigentes;
  • Emitir ordens de pagamento no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal;
  • Auxiliar e acompanhar a prestação de contas anual da instituição;
  • Assinar empenhos juntamente com o Ordenador de Despesa;
  • Coordenar os servidores lotados na CFC e gerir os bens patrimoniais pertencentes ao setor;
  • Atender as solicitações de auditoria perante o Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Auditoria Interna.

Contadoria Geral (CONTGER):

  • Cumprir as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, orientando-se pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), seguindo a Lei nº 4.320/64, entre outros normativos aplicados ao setor público;
  • Realizar a conformidade Contábil mensalmente, acompanhando a escrituração contábil dos atos e fatos na entidade;
  • Levantar Balancetes de verificação de forma analítica e/ou sintética;
  • Elaborar as Demonstrações Contábeis e suas respectivas Notas Explicativas trimestralmente para envio a Secretaria do Tesouro Nacional;
  • Elaborar anualmente as Demonstrações Contábeis, Notas Explicativas e Declaração do Contador para compor a Prestação de Contas Anual (Relatório de Gestão da Instituição);
  • Assessorar e orientar as demais unidades da Coordenação de Finanças e Contabilidade;
  • Fechamento da EFD-Reinf e envio da DCTFWeb à Receita Federal do Brasil, orientando-se pelos normativos da RFB;
  • Subsidiar com informações contábeis, financeiras, orçamentárias, patrimoniais e de controle as demais setores estratégicos da UFPel;
  • Encerramento dos livros fiscais de ISS;
  • Regularizar a situação fiscal do órgão junto à União, Estado e Município;
  • Atender às demandas dos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação vigente.

Núcleo Financeiro (NUFINC):

  • Chefiar e delegar funções às seções ligadas ao NUFINC;
  • Conferir disponibilidade financeiras e conciliar contas bancárias;
  • Verificar notas de lançamento financeiro e outros documentos correlatos;
  • Solicitar financeiro no Sistema de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI para pagamento das contas a pagar;
  • Conferir, diariamente, relatórios de ordem bancária para assinatura do Ordenador de Despesa e do Gestor Financeiro;
  • Conferir a liquidação das obrigações tributárias e da despesa;
  • Efetuar pagamentos da instituição à outros órgãos e empresas;
  • Responsabilizar-se pela regularidade mensal da conformidade dos operadores e executar outras atividades correlatas;
  • Cadastrar contas bancárias de fornecedores;
  • Controlar mensalmente a receita da insituição;
  • Registrar a execução orçamentária, financeira, patrimonial e de controle;
  • Analisar e conferir os processos de pagamentos, notas fiscais de fornecedores, saldos de empenho;
  • Identificar restos a pagar;
  • Analisar contabilmente processos de pagamento;
  • Escriturar contabilmente contratos firmados;
  • Controlar garantias contratuais.

Seção de Liquidação da Despesa (SLD):

  • Liquidar e contabilizar as despesas que não possuem contratos continuados, tais como: aquisição de materiais, prestação de serviços, autônomos, bolsas, auxílio funeral, entre outros;
  • Verificar atestes, empenhos, notas fiscais e demais documentação relacionadas a liquidação da despesa;
  • Analisar e atestar a formalização da documentação processual, regularidade fiscal do fornecedor, aspectos tributários do documento fiscal;
  • Registrar as notas fiscais de tomador de serviços no sistema da Prefeitura Municipal de Pelotas;
  • Realizar a emissão e acompanhamento do saldos de empenhos;
  • Registrar e fazer a conferência quanto a utilização do cartão de Suprimento de Fundos.

Seção de Análise e Registro Contábil de Contratos (SARCC):

  • Liquidar e contabilizar as despesas com contratos continuados, tais como: vigilância, limpeza, obras e instalações, entre outros;
  • Registrar e controlar os saldos das contas de contratos;
  • Verificar atestes, empenhos, notas fiscais e demais documentação relacionadas a liquidação da despesa;
  • Analisar e atestar a formalização da documentação processual, regularidade fiscal do fornecedor, aspectos tributários do documento fiscal;
  • Registrar e controlar as apólices de seguros e demais garantias referente a contratos;
  • Contabilizar a liberação de depósito caução referente a contratos;
  • Registrar as notas fiscais de tomador de serviços no sistema da Prefeitura Municipal de Pelotas;

Seção de Pagamentos (SPAG):

  • Realizar pagamentos para fornecedores, alunos e servidores incluídos no SIAFI;
  • Conferir a regularidade fiscal e notificar empresas ou órgãos quando necessário;
  • Liquidar e realizar pagamentos de Convênios por meio do SICONV e Diárias e passagens por meio do SCDP;
  • Controle e regularização de ordem bancárias canceladas;
  • Realizar atendimento quanto as informações sobre previsão de pagamento ou regularização de dados bancários;
  • Auxiliar na liquidação e conferência da folha de pagamento, atuando na parte financeira;
  • Oficiar aos bancos a liberação de valores em contas vinculadas solicitadas pelas empresas terceirizadas e prestar informações sobre os saldos dessas contas;
  • Emitir DARFs Numerados, ordens bancárias e demais documentos de pagamento.

Seção de Diárias e Passagens (SDP):

  • Realizar a gestão setorial do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP);
  • Gerenciar usuários (novos cadastros e alterar já existentes), atualizar tabelas básicas (pessoas, cidades, instituições), inserir mensagens no sistema e solicitar suporte à Gestão Central;
  • Assessorar proponentes, autoridade superior e ordenador de despesas no SCDP, verificando se os processos possuem as informações e documentações corretas em todas as etapas (cadastramento da viagem, emissão de passagens aéreas, execução financeira e prestação de contas/devolução de valores) e se estão de acordo com a legislação vigente;
  • Dar suporte aos usuários do SCDP presencialmente e à distância, auxiliando-os quanto ao cadastramento de viagens, estimativa dos valores de diárias e passagens, emissões de bilhetes aéreos e devoluções de valores e prestações de contas;
  • Atuar como solicitantes de viagens e passagens no âmbito da Pró-Reitoria Administrativa;
  • Emitir, reforçar e anular empenhos de Diárias e Passagens rodoviárias no SIAFI, conforme créditos disponibilizados pela Superintendência de Orçamento e Gestão de Recursos – SOR, além de cadastrá-los e fazer a atualização dos tetos superior e setorial no SCDP;
  • Gerenciar e emitir vouchers para as emissões e renovações de certificados digitais pela empresa Digisec, além de atestar notas fiscais da referida empresa, fiscalizando os serviços prestados;
  • Verificar prestações de contas pendentes no SCDP e cobrar providências;
  • Emitir relatórios de Diárias e Passagens, responder questões de auditoria, submeter pareceres e propor soluções à problemas identificados.

Seção Contábil (SCONT):

  • Auxiliar na elaboração das demonstrações contábeis da instituição no Balanço Geral da União;
  • Contabilização de folha de pagamento;
  • Acompanhar o plano de contas e a verificação da contabilização da receita/despesa;
  • Auxiliar na execução orçamentária, financeira, patrimonial e de controle;
  • Verificação dos aspectos contábeis de processos liquidados e pagos;
  • Acompanhar as baixas oriundas do SIADS no relatório mensal do almoxarifado (RMA) e executar as devidas conciliações;
  • Acompanhar as orientações da Setorial Contábil do MEC no que diz respeito a eventuais ajustes ou mudanças de critérios contábeis;
  • Emitir empenhos referentes a folha de pagamento da instituição;
  • Auxiliar na prestação de contas anual;
  • Realizar tarefas e registros contábeis, conforme anuência da Coordenação de Finanças e Contabilidade (CFC) e do Contador Geral (CONTGER), que é o responsável pela Conformidade Contábil, Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas;
  • Acompanhar mensalmente a conformidade contábil registrada pelo Contador Responsável (CONTGER) pelo Órgão;
  • Atualização da página da CFC (Portal UFPel.edu.br) e de Rol de Responsáveis no SIAFI;
  • Auxiliar na conciliação e acompanhamento de diversas contas orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de controle no balancete;
  • Regularização de saldos indevidos em contas específicas, bem como realizar contato com os respectivos setores para elucidação das situações a fim de se realizar os devidos lançamentos de ajustes;
  • Auxiliar na classificação orçamentária da receita e da despesa;
  • Contabilizar as entradas e saídas conforme solicitações oriundas do Núcleo de Patrimônio e do relatório mensal de bens (RMB), realizando-se as devidas conciliações entre o sistema patrimonial da instituição e o SIAFI.