Início do conteúdo
Missão e História

O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem foi criado em 2008.   No ano de 2008 a Professora Emília Nalva Ferreira da Silva, então Diretora da Faculdade de Enfermagem convidou as Professoras Elodi dos Santos,  Sonia  Maria  Konzgën Meincke e Marilu Correa Soares para pensarem na possibilidade de implementar um Comitê de Ética    em    Pesquisa    na   Faculdade de Enfermagem.  Neste momento a Faculdade de Enfermagem tinha uma média de 20 projetos de pesquisa do tipo Trabalhos   de   Conclusão   de   Curso por semestre que eram encaminhados, principalmente, aos Comitês de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas e Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.  Devido essa demanda de projetos que necessitam de apreciação ética e a implementação de um Programa de Pós-Graduação, a  tendência  era  de  que mais projetos de pesquisas, oriundos deste Programa,  necessitariam de um Comitê.

As Professoras Elodi dos Santos,  Sonia  Maria  Konzgën Meincke e Marilu Correa Soares aceitaram o desafio de implantação do Comitê de Ética em Pesquisa na Faculdade de Enfermagem. Naquele momento a Professora Elodi  era  membro relatora do  Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade  de   Medicina e  já estava familiarizada  com  este  cenário  e  de pronto  se  dispôs  a  buscar  junto  a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) os trâmites para sua implantação.  Assim, a Faculdade de Enfermagem disponibilizou sala de uso exclusivo para o Comitê, secretária e todo material de apoio. As Professoras Elodi, Sonia   e   Marilu   ficaram   de representantes da Faculdade de Enfermagem e a Professora Emília, em nome da Direção da Faculdade encaminhou  convite  às  Unidades  da UFPel,   ao   Conselho   Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel) e  a EMBRAPA-Clima  Temperado para indicarem um representante junto ao Comitê. Posteriormente, a realização  das  etapas  orientadas  pela CONEP,  no dia  02  de  dezembro  de  2008 ocorreu  a  primeira reunião  do  UFPel Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem (CEP FE / UFPel) que contou com a representação das seguintes Instituições  e  Cursos:  Faculdade  de Educação,    Faculdade    de    Direito, Faculdade    de    Medicina,    Hospital Escola,    Instituto    de    Filosofia    e Sociologia, EMBRAPA Clima Temperado,  Faculdade  de  Nutrição, Faculdade de Enfermagem e Conselho Municipal de Saúde de Pelotas.

A referida composição    permitiu    ao   CEP FE/UFPel ter a participação de membros de    distintas    áreas    de    formação, pesquisadores, cumprindo a exigência da multidisciplinaridade    proposta    pela CONEP. Deste modo, o Comitê constituía-se por médico (1), enfermeiros (3), nutricionista (1), biólogo (1), filósofo (1), advogado (1), representante discente da graduação (1)    e    da    pós-graduação (1) e representante do CMSPel totalizando 10 membros com seus respectivos suplentes. A primeira secretária do Comitê foi a servidora administrativa da     Faculdade     de Enfermagem   Vânia   Maria   Gonçalves Barbosa. Esta reunião teve como   objetivo   apresentar aos membros do CEP a composição, as atividades, o Regimento e calendários das    reuniões    do    comitê.    Outro objetivo foi a eleição da coordenadora do CEP, sendo a Professora Elodi dos Santos eleita por unanimidade.

O CEP-FE é um órgão colegiado interdisciplinar, deliberativo, consultivo e educativo, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, mas independente na tomada de decisões, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Texto retirado do artigo:  SOARES MC, MEINCKE SMK, ZILLMER JGV, MATOS GC de, BOETTCHER CL, VITÓRIA K de P. Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFPel: sete anos de história. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 18º de janeiro de 2024];6(supp):190-8. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8844

Publicado em 18/01/2024.