O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem foi criado em 2008. No ano de 2008 a Professora Emília Nalva Ferreira da Silva, então Diretora da Faculdade de Enfermagem convidou as Professoras Elodi dos Santos, Sonia Maria Konzgën Meincke e Marilu Correa Soares para pensarem na possibilidade de implementar um Comitê de Ética em Pesquisa na Faculdade de Enfermagem. Neste momento a Faculdade de Enfermagem tinha uma média de 20 projetos de pesquisa do tipo Trabalhos de Conclusão de Curso por semestre que eram encaminhados, principalmente, aos Comitês de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas e Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Devido essa demanda de projetos que necessitam de apreciação ética e a implementação de um Programa de Pós-Graduação, a tendência era de que mais projetos de pesquisas, oriundos deste Programa, necessitariam de um Comitê.
As Professoras Elodi dos Santos, Sonia Maria Konzgën Meincke e Marilu Correa Soares aceitaram o desafio de implantação do Comitê de Ética em Pesquisa na Faculdade de Enfermagem. Naquele momento a Professora Elodi era membro relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina e já estava familiarizada com este cenário e de pronto se dispôs a buscar junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) os trâmites para sua implantação. Assim, a Faculdade de Enfermagem disponibilizou sala de uso exclusivo para o Comitê, secretária e todo material de apoio. As Professoras Elodi, Sonia e Marilu ficaram de representantes da Faculdade de Enfermagem e a Professora Emília, em nome da Direção da Faculdade encaminhou convite às Unidades da UFPel, ao Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel) e a EMBRAPA-Clima Temperado para indicarem um representante junto ao Comitê. Posteriormente, a realização das etapas orientadas pela CONEP, no dia 02 de dezembro de 2008 ocorreu a primeira reunião do UFPel Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem (CEP FE / UFPel) que contou com a representação das seguintes Instituições e Cursos: Faculdade de Educação, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Hospital Escola, Instituto de Filosofia e Sociologia, EMBRAPA Clima Temperado, Faculdade de Nutrição, Faculdade de Enfermagem e Conselho Municipal de Saúde de Pelotas.
A referida composição permitiu ao CEP FE/UFPel ter a participação de membros de distintas áreas de formação, pesquisadores, cumprindo a exigência da multidisciplinaridade proposta pela CONEP. Deste modo, o Comitê constituía-se por médico (1), enfermeiros (3), nutricionista (1), biólogo (1), filósofo (1), advogado (1), representante discente da graduação (1) e da pós-graduação (1) e representante do CMSPel totalizando 10 membros com seus respectivos suplentes. A primeira secretária do Comitê foi a servidora administrativa da Faculdade de Enfermagem Vânia Maria Gonçalves Barbosa. Esta reunião teve como objetivo apresentar aos membros do CEP a composição, as atividades, o Regimento e calendários das reuniões do comitê. Outro objetivo foi a eleição da coordenadora do CEP, sendo a Professora Elodi dos Santos eleita por unanimidade.
O CEP-FE é um órgão colegiado interdisciplinar, deliberativo, consultivo e educativo, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, mas independente na tomada de decisões, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.
Texto retirado do artigo: SOARES MC, MEINCKE SMK, ZILLMER JGV, MATOS GC de, BOETTCHER CL, VITÓRIA K de P. Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFPel: sete anos de história. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 18º de janeiro de 2024];6(supp):190-8. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8844