TESES
ÁVILA, Cristiane Bartz de. Estado Gerencial, BNCC e a Escola: o currículo com foco na Educação Escolar Quilombola em uma escola de ensino fundamental em Pelotas/RS. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
CANTARELLI, Juliana Mezomo. O papel político do trabalho docente e a justiça social no Instituto Federal Farroupilha em tempos de educação neoliberal. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
SILVA, Edna Coimbra da. Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
ROCHA, Deise Ramos da. Sentidos do trabalho docente em meio às disputas por um projeto de escola pública: dilemas, desafios, entraves e possibilidades. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
SILVA, Simone Gonçalves da. Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
SILVA, Maria Eloísa. Redes de Influência em Mato Grosso – o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
IUNES, Nailê Pinto. A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientadora: Maria Cecilia Lorea Leite; Co-Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
GRISCHKE, Paulo Eduardo. O Paradigma da Colaboração nas Políticas Públicas para a Educação Profissional e suas implicações sobre o Trabalho Docente. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
ARAÚJO, Jair Jonko. Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
IVO, Andressa Aita. Políticas educacionais e Políticas de Responsabilização: efeitos sobre o Trabalho Docente, Currículo e Gestão. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.