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Teses e Dissertações

TESES

ÁVILA, Cristiane Bartz de. Estado Gerencial, BNCC e a Escola: o currículo com foco na Educação Escolar Quilombola em uma escola de ensino fundamental em Pelotas/RS. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

CANTARELLI, Juliana Mezomo. O papel político do trabalho docente e a justiça social no Instituto Federal Farroupilha em tempos de educação neoliberal. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

SILVA, Edna Coimbra da. Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.  Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

ROCHA, Deise Ramos da. Sentidos do trabalho docente em meio às disputas por um projeto de escola pública: dilemas, desafios, entraves e possibilidades. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.  Orientador: Álvaro Moreira Hypolito. 

SILVA, Simone Gonçalves da. Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

SILVA, Maria Eloísa. Redes de Influência em Mato Grosso – o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

IUNES, Nailê Pinto. A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientadora: Maria Cecilia Lorea Leite; Co-Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

GRISCHKE, Paulo Eduardo. O Paradigma da Colaboração nas Políticas Públicas para a Educação Profissional e suas implicações sobre o Trabalho Docente. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

ARAÚJO, Jair Jonko. Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

IVO, Andressa Aita. Políticas educacionais e Políticas de Responsabilização: efeitos sobre o Trabalho Docente, Currículo e Gestão. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

 

DISSERTAÇÕES

SILVA, Simone Gonçalves da. A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no Currículo e no trabalho docente de Educação de Jovens e Adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

ANADON, Susane Barreto. Gestão, Qualidade e Premiação: efeitos do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar para uma escola pública municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.

SOUZA, Fernanda Amaral de. Políticas Educativas, Avaliação e Trabalho Docente: o caso de um programa de intervenção pedagógica no Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.