TESES
IUNES, Nailê Pinto. A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientadora: Maria Cecilia Lorea Leite; Co-Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
GRISCHKE, Paulo Eduardo. O Paradigma da Colaboração nas Políticas Públicas para a Educação Profissional e suas implicações sobre o Trabalho Docente. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
ARAÚJO, Jair Jonko. Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
IVO, Andressa Aita. Políticas educacionais e Políticas de Responsabilização: efeitos sobre o Trabalho Docente, Currículo e Gestão. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
DISSERTAÇÕES
SILVA, Simone Gonçalves da. A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no Currículo e no trabalho docente de Educação de Jovens e Adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
ANADON, Susane Barreto. Gestão, Qualidade e Premiação: efeitos do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar para uma escola pública municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.
SOUZA, Fernanda Amaral de. Políticas Educativas, Avaliação e Trabalho Docente: o caso de um programa de intervenção pedagógica no Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas . Orientador: Álvaro Moreira Hypolito.