Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação): redes políticas e efeitos na formação docente
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as redes políticas educacionais e sua influência no processo de implantação das novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica, assim como evidenciar suas repercussões nos cursos de licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos a proposta se desenvolverá duas fases fundamentais. Uma primeira fase de análise documental e mapeamentos de atores e modos de intervenção, que terá como fonte de dados os documentos oficiais e midiáticos; e uma segunda fase que prevê a investigação junto a PRE e com aplicação de instrumentos de pesquisa com os coordenadores e docentes dos cursos de licenciatura a serem investigados. Os dados gerados serão analisados com base nos procedimentos e nas ferramentas teóricas de análise de redes políticas e análise do discurso para compreender o processo de produção, de intervenção e efetivação da nova política curricular – BNC da formação de professores e seus efeitos no currículo, na formação e no trabalho docente nos cursos de licenciatura na UFPel.
Financiamento: FAPERGS
Situação: Em andamento
Trabalho docente, currículo e gestão
O objeto deste estudo é complexo pois pretende abranger três dimensões articuladas, conforme sustentado teoricamente, a saber – Trabalho Docente, Currículo e Gestão, no sentido de compreender como as políticas curriculares afetam e são afetadas pelos modelos gerencialistas e quais seus efeitos sobre o trabalho docente. A ideia é capturar essas relações a partir de estudos sobre a BNCC e sua introdução na rede municipal de ensino; da análise dos modelos de gestão articulados na política educativa nacional e local, assim como efeitos dessas políticas sobre o trabalho docente – por meio da análise de projetos de plano de carreira e políticas de formação, muito a partir de dados produzidos e não analisados em outra investigação. Tem como objetivo Investigar, a partir das políticas de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientadas por modos gerencialistas, como vêm se configurando as redes políticas e as novas formas de governança, para a constituição da agenda educacional e das reformas educativas no contexto brasileiro e local, com destaque para os modos de gestão e efeitos sobre o trabalho docente. Como objetivos específicos busca: a) Mapear e analisar os novos atores e as estruturas e práticas organizacionais, bem como seus modos de intervenção no cenário da educação brasileira e ingerências em âmbito municipal; b) Analisar as redes políticas e discutir como se constituem em redes de governança, no processo de efetivação da BNCC e na articulação das políticas locais; c) Analisar os discursos que sustentam as múltiplas relações e os modos de intervenção para a produção dessas políticas curriculares, a partir da implantação da BNCC, proposta oficialmente apoiada pela CONSED e UNDIME, focando nas políticas para o município de Pelotas/RS; d) discutir impactos dessas políticas sobre o trabalho docente na rede municipal de ensino de Pelotas/RS.
Financiamento: CNPq – Ciências Humanas
Situação: Em andamento
Reorganização Gerencialista na Escola: Gestão, Currículo e Trabalho Docente
O projeto visa uma investigação para analisar o avanço da reorganização gerencialista da escola, com foco na gestão, nas políticas curriculares e no trabalho docente, analisando como essas políticas vem sendo propostas e direcionadas nas escolas públicas municipais de Pelotas. Busca analisar como programas são ofertados para secretarias municipais de educação, na forma terceirizada ou via parcerias público-privadas, incluindo consultorias gerenciais, fornecimento de materiais didáticos, pacotes curriculares, programas de gestão, supervisão e/ou formação docente. É um estudo qualitativo sobre como as políticas gerencialistas impactam os modos de gestão, o currículo e o trabalho docente, a partir de estudos específicos em escolas municipais, para ver como os docentes e as escolas atuam, como fazem políticas, resistem, realizam ou boicotam tais políticas. A proposta vai ser desenvolvida considerando as seguintes etapas: – Revisão de literatura sobre os principais temas da investigação – gestão, currículo e trabalho docente. – Mapeamento das políticas nas escolas da rede municipal de Pelotas, com identificação da proposta elaborada pelo município, baseado na consultoria da empresa Falconi [que recentemente foi contratada pela Prefeitura Municipal de Pelotas para elaborar um planejamento educacional para a rede pública municipal de ensino]. Algumas escolas têm aderido com mais rapidez e outras têm sido mais cautelosas. Esta etapa será fundamental para tomar decisões de rota, de critérios de escolha das escolas, sujeitos e características para a realização de estudos de caso. – Seminário de discussão com as escolas definidas para o estudo e com agentes da rede de ensino municipal; – Trabalho de campo, incluindo coleta e análise de dados das escolas definidas para estudo. – Por fim, a última etapa, incluirá a consolidação e análise final dos dados, com a elaboração do relatório final da pesquisa. Esta etapa terá o momento de um Seminário Final, para apresentação e discussão pública dos resultados. Contará com a participação de pesquisadores convidados, para discussão qualificada dos resultados. Este seminário, além de socializar publicamente os resultados, tem como objetivo submeter os resultados a especialistas da área para estabelecer um diálogo que permita o avanço científico no campo de estudos.
Financiamento: CNPq – Ciências Humanas
Situação: Encerrado
Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (CNPq, 2017-2021)
Docência na Educação Básica
Políticas Educativas e Regulação: Gestão, Currículo e Trabalho Docente
Descrição: O objetivo desta pesquisa é discutir as políticas educacionais, suas formas de regulação e seus efeitos para o currículo, a gestão e o trabalho docente nas escolas públicas. O projeto contextualiza as políticas locais estabelecendo vinculações com políticas mais amplas, coerentes com as formulações neoliberais e gerencialistas, fortemente dominadas pela esfera econômica. Visa também analisar como os docentes, o currículo e os modos de gestão têm sido endereçados por essas políticas e pelos discursos educacionais das últimas décadas, os quais têm sido orientados pelo conservadorismo educativo, com modelos de gestão que apregoam o eficienticismo como a solução para todos os males da educação. Tais modelos estão baseados em noções de qualidade, eficiência, avaliação e accountability. O neoliberalismo na educação brasileira tem seguido tais orientações, centradas em modelos de avaliação, índices de aferição do desempenho escolar e docente, típicos do que se tem denominado nova gestão pública ou gerencialismo. O argumento central desenvolvido no projeto é de que ações do estado gerencial e as políticas educativas têm um caráter regulador que fabrica determinadas identidades docentes – como um modo de estar, determinadas políticas curriculares – como um modo de ser, e práticas de gestão – como um modo de gestão. Visam conformar políticas educativas e curriculares, com controle e regulação da autonomia pedagógica e delinear um docente adequado para tais empreendimentos. Há efeitos reguladores muito significativos para o trabalho docente, para o currículo e para a gestão escolar. É uma pesquisa qualitativa que pretende fazer um mapeamento das políticas de terceirização de programas pedagógicos nos municípios do RS e estudos de caso para avaliar o impacto e efeitos dessas parcerias público-privadas bem como suas proposições em termos de gestão, currículo, trabalho docente, avaliação e as próprias parcerias público-privadas como modo de gestão que vêm sendo implementadas nas redes de ensino.
Financiamento: CNPq
Situação: Encerrado