Dra. CRISTIANE BARTZ DE ÁVILA
Doutora em Educação pela UFPel, bolsista CAPES, sob a orientação do Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito. Mestra no programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel (2014). Possui especialização em história da educação pela Faculdade de Educação da UFPel (2004) e graduação em Licenciatura Plena em História pela UFPel (2001). Participa do grupo de trabalho do Museu da Colônia Francesa sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Vergara. e do grupo de pesquisa Culturas, Poder e Fronteiras sob a coordenação da Profª Dra. Maria de Fátima Bento Ribeiro e do CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente sob a coordenação do Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8640096717244583
Dra. DEISE RAMOS DA ROCHA
Doutora em Educação (2020) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagoga (2013) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade de Brasília (UnB). Membro pesquisadora do CEPE/UFPel (Centro de Estudos em Políticas Educativas) e do GEPFAPe/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação é Atuação de Pedagogos/Professores). Colaboradora no GEPT/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho). Professora da SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal). Foi formadora de educadores de Educação de Jovens e Adultos, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (2012-2014). Desenvolve pesquisas com ênfase na formação e trabalho docente, organização do trabalho educativo, políticas públicas, formação política do educador, valorização docente, projetos de sociedade, sentidos do trabalho.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/3683106502240116
Dra. IANA GOMES de LIMA
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS, com estágio doutoral na Bristol University, na Inglaterra. Professora do Programa de Educação da Univille. Pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, com bolsa do CNPq. Dedica-se a estudos de Políticas Educacionais; Sociologia da Educação; Estado e Educação.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/0766604333051457
Dr. JAIR JONKO ARAÚJO
Professor do IFSul – Instituto Federal Sul-rio-grandense. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Licenciado no Curso Superior de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas no Ensino de 2º Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1991). Foi Pró-Reitor Adjunto de Ensino. Trabalha no Programa de Pós-Graduação em Educação do IFSul, onde trabalha principalmente com os temas automação industrial e formação de professores (áreas de interesse Políticas Educacionais e Currículo).
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4585552156003892
Dra. JULIANA MEZOMO CANTARELLI
Possui graduação em ciências sociais – bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e graduação em ciências sociais – licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil (2007).Especialista em Metodologia de Ensino na Educação Superior (Facinter), especialista em Criança e Adolescente em Situação de risco (Unifra), especialista em Educação para a Diversidade (UFRGS) e especialista em Ensino de Sociologia (UFSM) . Mestra em Educação pela UFSM – linha Práticas escolares e políticas públicas.É docente efetiva do Instituto Federal Farroupilha. Doutora em Educação – UFPel: Linha Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, orientador – Álvaro Hypolito. Doutorado sanduíche na Universidade de Coruña, sob supervisão de Jurjo Torres.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4831368421028325
Dra. LETÍCIA RAMALHO BRITTES
Professora do Instituto Federal Farroupilha, Licenciada em Letras Português-Inglês com respectivas Liiteraturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2011. Foi Bolsista CAPES. Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Estágio Doutoral na University of Wisconsin-Madison. Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, discurso pedagógico, gestão educacional, políticas públicas e trabalho docente.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/5104573307305494
Dra. LUCIANA LEANDRO DA SILVA
Professora da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PB) e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (LEPPE) e do Centro de Estudos em Políticas Educativas (CEPE). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade de Granada (UGR, 2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB, 2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto ao Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas. As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas de Avaliação, Currículo e Trabalho Docente, Reformas Educativas, Gerencialismo, Formação de Professores, Internacionalização e Transnacionalização Educativa e Educação Comparada.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6417395216828103
Dra. NAILÊ PINTO IUNES
Professora da Rede Municipal de Ensino. Doutora e Mestre em Educação (2009), pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Gestão Educacional (2006) FaE/UFPel. Graduada no Curso de Estudos Sociais: Licenciatura Curta (1984) e Licenciatura Plena em História (1986) pelo Instituto de Ciências Humanas ICH/UFPel (1984).
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/0484029531338022
Dra. MARIA ELOÍSA DA SILVA
Graduada em Letras pela Universidade de Ijuí – UNIJUÍ (1997). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2012), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2018). É Professora substituta no DE/UFPel. Atuou como professora de Ensino Superior na Faculdade Três de Maio (RS) – FATREM (1999 a 2001); Coordenadora do Plano Municipal de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Horizontina (RS) (2002 a 2004), Professora e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação na Faculdade de Sorriso (MT) – FAIS (2005 a 2008); Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino de Sorriso (MT) (2008 – 2013); Coordenadora do Ensino Fundamental II na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (MT) (2009-2012); Professora da Universidade de Cuiabá – UNIC/Campus Sorriso (MT) – (2011-2013). Possui interesse de estudos e pesquisa em Redes de Governança, Currículo prescrito, Práticas Escolares e Formação Docente.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8958699879747327
Ms. MATEUS ARGUELHO DA CUNHA
Mestre em Educação (2023), pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda na Universidade de Barcelona.