INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Políticas públicas e profissão docente
Pesquisadores do CEPE e de outros grupos de pesquisa da UFPel/PPGE/FaE participam do INCT, coordenado pela UFMG – Gestrado, pela Prof. Dalila A. Oliveira. O professor álvaro M. Hypolito do CEPE é membro do Comitê Gestor do INCT. Pesquisadores de Várias universidades atuam como participantes, dentre elas UFMG, UFPel, UNEB, UnB, UFCG, UBA – Universidade de Buenos Aires, Universidade Autônma de Barcelona, Universidade de Strasbourg, Universidade de Lisboa, Universidade do Chile, dentre outras.
Pesquisadores do CEPE – Álvaro Moreira Hypolito, Simone Gonçalves da Silva, Andressa Aita Ivo e Franciele Roos da SIlva Ilha; de outros grupos do PPGE/UFPel – Mauro Augusto B. Del Pino, Marta Nörnberg e Maiane H. Ourique.
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Criado em 2002, o GESTRADO reúne hoje professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de pesquisadores de outras instituições (CEFET-MG, SEE-MG, SMED-BH, UEMG, UFES, UFPel) e alunos de graduação e pós-graduação.
Entre e explore dados sobre docentes a partir de informações fontes de pesquisa, do Censo
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A Plataforma Virtual de Intercâmbio de Práticas Docentes constitui-se em uma comunidade de aprendizagem e de compartilhamento de experiências e informações. Propício ao estabelecimento de relações de trabalho, destina-se aos professores em exercício nas redes públicas de Ensino Médio da Região Nordeste, com a possibilidade de ser explorada também nas demais regiões do país, favorecendo a circulação de informações e a construção de conhecimento coletivo.
Diferenciando-se de outros recursos didáticos já existentes, esta Plataforma presume que conteúdos curriculares e sugestão de processos e recursos pedagógicos sejam desenvolvidas e intercambiadas entre os próprios docentes, ao invés de vir prontos para a execução, como nos manuais de boas práticas.
As ações, sejam de apresentação de boas experiências didáticas, sejam de busca de assessoria para problemas existentes, devem ser de iniciativa dos próprios docentes, que deverão se cadastrar virtualmente, de maneira voluntária e espontânea, para se integrar ao projeto como participantes e usuários.

A Mostra pretende debater os trabalhos de estudantes e bolsistas de graduação que inscreveram trabalhos no SIIEPE de 2021