C E P E

O Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE – é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – para reunir Grupos de Pesquisa que já realizam atividades de investigação conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras.
O CEPE emerge da necessidade de melhor articular o trabalho desses grupos de pesquisa, a partir da expansão do trabalho de pesquisadores e da emergência de novas temáticas, algumas vezes com abordagens e focos mais específicos que demandaram projetos próprios, de maior fôlego, com equipes próprias, mas que mantêm interesses comuns, em termos temáticos, referências teóricas e focos investigativos na área de gestão, currículo e trabalho docente.
O Centro vem ocupar um espaço para articular atividades e eventos conjuntos de interesse comum, articular esforços para pesquisas conjuntas, ampliar programas de pesquisa, promover debates contemporâneos nas áreas sociais e humanas, estabelecer intercâmbios com pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras.
Ademais, o contexto brasileiro de reformas educativas conservadoras, das últimas décadas, exige atos comuns que se reforcem e promovam respostas sobre temas relevantes para as escolas e para os docentes da educação básica. Mudanças importantes estão se processando nessas primeiras décadas do século XXI, tanto nas formas de governança, nas reformas curriculares e na reconfiguração do trabalho docente.
Algumas das atividades que o CEPE se propõe a organizar:
  • Ensino – Seminários na Pós-Graduação; formação de pesquisadores (Mestrado e Doutorado); propor uma cátedra especial em um dos semestres letivos; incentivar a vinda de Professores Visitantes; desenvolver projetos de ensino;
  • Pesquisa – Seminários de socialização das pesquisas realizadas no âmbito do Centro; cooperação acadêmica com outros grupos nacionais e estrangeiros; articular captação de recursos para pesquisa; incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre Currículo, Trabalho Docente, Formação Docente e Gerencialismo;
  • Extensão – organização de evento anual para divulgar pesquisas; publicações; atividades em escolas e de formação de docentes da Educação Básica.
Intercâmbios acadêmicos já desenvolvidos ou em andamento com universidades nacionais e estrangeiras:
Nacionais
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade do Estado da Bahia
Universidade Federal de Campina Grande
Instituto Federal Sul Rio-grandense
Instituto Federal Farroupilha
Fundação Universidade do Rio Grande
Estrangeiras
Universidade de Buenos Aires
Universidade do Chile
Universidade Católica de Valparaíso
Universidade de Wisconsin-Madison
Universidade do Texas-San Antonio
Universidade de Massachussets-Dartmouth
Universidade de Lisboa
Universidade de La Rochelle
Universidade Agostinho Neto
Universidade de Barcelona
Universidade de Estrasbourgo
Redes de Pesquisa
INCT-CNPq – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Políticas Públicas e Profissão Docente
WERA – World Education Research Association
Projeto – Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession
Research Network on Marketization and Privatization in Education IRN
REDESTRADO – Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente
RDESTRADO – Brasileira
Projetos de Pesquisa em andamento
  • TRABALHO E SAÚDE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL – CNPq – Coordenado pela UFPel
  • REORGANIZAÇÃO GERENCIALISTA NA ESCOLA: Gestão, Currículo e Trabalho Docente – CNPq – Coordenado pela UFPel
  • Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica – CNPq – Coordenado pela UFPel
  • Formação Inicial de Professores em Universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): Currículos, Formas de Profissionalismo e Identidades Docentes – CNPq – Coordenado pela UFPel
  • As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização – FAPESB – projeto com várias universidades nacionais e estrangeiras – Coordenado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia
  • Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados – CNPq – Edital CH – Projeto em rede com várias universidades nacionais e estrangeiras – Coordenado pela UFMG.
  • A influência das políticas educacionais de adesão a programas governamentais no trabalho docente – Coordenado pela UFPel
  • A prática docente no Ensino Superior: saberes e estratégias formativas – Coordenado pela UFPel