O Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE – é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – para reunir Grupos de Pesquisa que já realizam atividades de investigação conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras.
O CEPE emerge da necessidade de melhor articular o trabalho desses grupos de pesquisa, a partir da expansão do trabalho de pesquisadores e da emergência de novas temáticas, algumas vezes com abordagens e focos mais específicos que demandaram projetos próprios, de maior fôlego, com equipes próprias, mas que mantêm interesses comuns, em termos temáticos, referências teóricas e focos investigativos na área de gestão, currículo e trabalho docente.
O Centro vem ocupar um espaço para articular atividades e eventos conjuntos de interesse comum, articular esforços para pesquisas conjuntas, ampliar programas de pesquisa, promover debates contemporâneos nas áreas sociais e humanas, estabelecer intercâmbios com pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras.
Ademais, o contexto brasileiro de reformas educativas conservadoras, das últimas décadas, exige atos comuns que se reforcem e promovam respostas sobre temas relevantes para as escolas e para os docentes da educação básica. Mudanças importantes estão se processando nessas primeiras décadas do século XXI, tanto nas formas de governança, nas reformas curriculares e na reconfiguração do trabalho docente.
Algumas das atividades que o CEPE se propõe a organizar:
Ensino – Seminários na Pós-Graduação; formação de pesquisadores (Mestrado e Doutorado); propor uma cátedra especial em um dos semestres letivos; incentivar a vinda de Professores Visitantes; desenvolver projetos de ensino;
Pesquisa – Seminários de socialização das pesquisas realizadas no âmbito do Centro; cooperação acadêmica com outros grupos nacionais e estrangeiros; articular captação de recursos para pesquisa; incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre Currículo, Trabalho Docente, Formação Docente e Gerencialismo;
Extensão – organização de evento anual para divulgar pesquisas; publicações; atividades em escolas e de formação de docentes da Educação Básica.
Intercâmbios acadêmicos já desenvolvidos ou em andamento com universidades nacionais e estrangeiras:
Nacionais
Universidade Federal de Minas Gerais Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal de Santa Maria Universidade do Estado da Bahia
Instituto Federal Sul Rio-grandense
Instituto Federal Farroupilha Fundação Universidade do Rio Grande
Estrangeiras
Universidade de Buenos Aires Universidade do Chile Universidade Católica de Valparaíso Universidade de Wisconsin-Madison Universidade do Texas-San Antonio Universidade de Massachussets-Dartmouth Universidade de Lisboa Universidade de La Rochelle Universidade Agostinho Neto
Redes de Pesquisa
WERA – World Education Research Association Projeto – Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Research Network on Marketization and Privatization in Education IRN REDESTRADO – Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente
RDESTRADO – Brasileira
Projetos de Pesquisa em andamento
TRABALHO E SAÚDE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL – CNPq – Coordenado pela UFPel
REORGANIZAÇÃO GERENCIALISTA NA ESCOLA: Gestão, Currículo e Trabalho Docente – CNPq – Coordenado pela UFPel
Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica – CNPq – Coordenado pela UFPel
Formação Inicial de Professores em Universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): Currículos, Formas de Profissionalismo e Identidades Docentes – CNPq – Coordenado pela UFPel
As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização – FAPESB – projeto com várias universidades nacionais e estrangeiras – Coordenado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados – CNPq – Edital CH – Projeto em rede com várias universidades nacionais e estrangeiras – Coordenado pela UFMG.
A influência das políticas educacionais de adesão a programas governamentais no trabalho docente – Coordenado pela UFPel
A prática docente no Ensino Superior: saberes e estratégias formativas – Coordenado pela UFPel